Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico está com vagas abertas para programas de bolsas internacionais

Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico está com vagas abertas para programas de bolsas internacionais

por Gabriel Fusaro

12/06/2026

1 min de leitura

Navegue por tópicos

O ESEG Internacional divulga a toda comunidade a oportunidade de estudar no exterior por meio do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD), que acaba de lançar quatro chamadas de programas de bolsas de intercâmbio voltados para o público brasileiro.

Alunos, egressos e professores da ESEG podem se candidatar aos programas e aproveitar a chance de viver experiências multiculturais e enriquecer a formação pessoal e profissional.

Programa Hochschulwinterkurs (HWK)

O Curso de Inverno de Língua e Cultura Alemãs (HWK) concede bolsas para estudantes brasileiros interessados em aprofundar os conhecimentos do idioma alemão. Os selecionados fazem um curso com duração de quatro semanas na Alemanha, com aulas de alemão e sobre a cultura do país, entre os meses de janeiro e fevereiro.
Prazo de inscrições: 31/07/2026
Saiba mais: www.daad-brasil.org/winterkurs

Programa DAAD de Bolsas de Doutorado na Alemanha

Voltado aos interessados em dar um passo além em sua carreira acadêmica, o Programa DAAD de Bolsas de Doutorado na Alemanha oferece duas modalidades: Doutorado Pleno e Doutorado Sanduíche com Cotutela.

Prazo de inscrições: 03/09/2026
Saiba mais: www.daad-brasil.org/doutorado

Programa de Auxílio para Doutorandos com Bolsa Nacional

Trata-se de um financiamento complementar à bolsa nacional concedida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) ou por uma Fundação Estadual de Amparo à Pesquisa (FAP) participante do programa, com o propósito de viabilizar parte da pesquisa da tese na Alemanha.

Prazo de inscrições: 03/09/2026
Saiba mais: www.daad-brasil.org/auxilio

Programa EPOS

Aberto a jovens profissionais e acadêmicos de países em desenvolvimento, o Programa EPOS – Master em Áreas Ligadas ao Desenvolvimento Sustentável oferece bolsas do DAAD para 27 cursos de máster na Alemanha em campos de estudos relacionados ao desenvolvimento sustentável, ministrados majoritariamente em inglês.

Prazo de inscrições: varia conforme o curso escolhido
Saiba mais: www.daad-brasil.org/epos

Oportunidade Internacional

A equipe do DAAD Brasil oferecerá atendimentos especiais on-line para tirar dúvidas dos candidatos aos programas HWK, de bolsas de doutorado e auxílio a doutorandos. As datas e horários de atendimento estão disponíveis nos respectivos links de candidatura de cada programa.

Além disso, o setor ESEG International está à disposição para apoiar nossa comunidade acadêmica em demais programas de internacionalização. Para conhecer as instituições parceiras para mobilidade acesse aqui.

 

Gabriel Fusaro

Navegue por tópicos

Compartilhe este conteúdo

Compartilhe este conteúdo

Receba nossos conteúdos em primeira mão

Fique por dentro de temas relevantes e o que acontece na Faculdade ESEG

Seus dados estão seguros

Qual o tipo de curso você está buscando?

Faça uma sugestão

Seus dados estão seguros

Mensalidade de Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico está com vagas abertas para programas de bolsas internacionais

Indisponível

*Valores válidos para ingresso no 2º semestre de 2026.

Você pode obter desconto de acordo com seu desempenho em um dos processos seletivos da Faculdade ESEG.

Usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação.