Encontro exclusivo com sócio da BTG Pactual conecta alunos da ESEG ao mercado financeiro

Encontro exclusivo com sócio da BTG Pactual conecta alunos da ESEG ao mercado financeiro

por Equipe ESEG

14/04/2026

5 min de leitura
1776203269

Navegue por tópicos

No dia 13 de abril, a Faculdade ESEG, Grupo Etapa, promoveu a primeira edição do “Café com o Mercado”, iniciativa que aproxima alunos de profissionais de destaque para um bate-papo direto sobre carreira, mercado e trajetória profissional.

Para marcar o lançamento, o convidado foi Renato Santos, Diretor Vice-Presidente Sênior do BTG Pactual e reconhecido como um dos maiores patrimônios do país segundo a Forbes.

Com participação de um grupo seleto de cerca de 20 estudantes da Liga de Finanças, e de alunos veteranos engajados nas iniciativas de Tech & Business.

O encontro teve como proposta estimular uma troca mais próxima e informal.

Durante cerca de uma hora, os participantes puderam interagir diretamente com o convidado, em um ambiente pensado para incentivar perguntas, reflexões e conexões reais com o mercado.

Logo no início, Renato compartilhou sua trajetória no mercado financeiro, que soma quase três décadas de experiência, passando por áreas como mesa de juros, câmbio e trading.

Durante o bate-papo, os estudantes levantaram temas centrais para quem deseja ingressar na área, como certificações necessárias, nível de exigência do mercado, dificuldades de entrada e os caminhos para crescer dentro de grandes instituições.

Ao longo da conversa, Renato destacou que o crescimento dentro de instituições como o BTG Pactual está diretamente ligado à consistência, dedicação e visão de longo prazo.

“Para se tornar sócio, é um processo que pode levar cerca de 10 anos. É uma construção contínua”, comentou Renato.

Entre os temas abordados, estiveram meritocracia, rotina de trabalho e o avanço das fintechs, além do crescimento do mercado de cripto ativos.

Sobre esse cenário, o mentor foi direto ao declarar que “veio para ficar e já ocupa um espaço relevante dentro das estratégias de grandes instituições”.

Outro ponto que chamou a atenção dos estudantes foi a visão prática sobre a carreira de trader.

Mais do que formações específicas ou títulos acadêmicos, o profissional destacou características comportamentais como fundamentais: capacidade analítica, resiliência, concentração, humildade para lidar com erros, disciplina e foco em resultados.

“Quando você perde o dinheiro do cliente, é ali que você descobre se nasceu para isso”, afirmou o atual líder da tesouraria da BTG.

Reforçando a exigência da área, Renato também destacou que não há espaço para improviso: o desempenho fala por si. No mercado financeiro, é o resultado que comprova a qualidade do profissional.

Além disso, os alunos aproveitaram o momento para pedir conselhos práticos para suas áreas de atuação. Entre as orientações, o destaque foi para a importância de entrar no mercado, independentemente da função inicial, e construir uma trajetória consistente a partir da dedicação e do aprendizado contínuo.

A conversa também abriu espaço para discussões mais amplas sobre o cenário econômico global, as possíveis oportunidades para o Brasil nos próximos anos e as lacunas ainda existentes no mercado de trabalho.

Para Renato, apesar dos desafios, o país apresenta potencial de crescimento, especialmente impulsionado pela inovação e pelo avanço das fintechs.

 

Interação: como crescer no mercado financeiro?

A qualidade das interações foi um dos pontos altos do evento. O próprio convidado destacou o nível das perguntas feitas pelos alunos.

“O interesse da turma era muito alto e eu me diverti bastante durante as conversas. As perguntas foram ótimas, inclusive algumas sobre a vida pessoal, que me surpreenderam”, comentou Renato.

Para os estudantes, o formato mais próximo fez toda a diferença na experiência. Guilherme Nunes, aluno do 7º semestre de Direito, ressaltou a importância desse tipo de iniciativa.

“Gosto muito desses eventos mais próximos, porque permitem uma troca real. Conseguir fazer perguntas e se aproximar de alguém com essa trajetória agrega muito. Para mim, foi extremamente enriquecedor, principalmente por já atuar no mercado e querer me aproximar ainda mais da área financeira”, destacou.

Vinícius Paixão do curso de Economia, 7º semestre, enfatizou o impacto da vivência compartilhada pelo convidado:

“Ele fala com brilho nos olhos, e isso motiva a gente a continuar nessa trajetória. É uma inspiração. Além disso, foi muito interessante entender a visão dele sobre a carreira de trader e perceber que nem sempre existe um caminho único para chegar lá”, afirmou.

A troca também foi valorizada por egressos da instituição. Rhian Amaral, formado em Engenharia de Produção pela ESEG e atualmente analista de back office, destacou a relevância de ouvir diretamente um profissional com ampla experiência no setor:

“Foi uma palestra muito rica. Ter acesso à visão de alguém com 29 anos de mercado amplia muito nossa percepção sobre o setor. Além disso, a postura dele, muito acessível e carismática, fez toda a diferença na forma como o conteúdo foi transmitido”, comentou o egresso.

 

O “Café com o Mercado” reforça a proposta da Faculdade ESEG de proporcionar experiências que vão além da sala de aula, conectando os alunos com o mercado de forma prática e estratégica.

Ao promover encontros exclusivos como esse, a instituição fortalece o desenvolvimento profissional dos estudantes e amplia sua visão sobre carreira e oportunidades.

Galeria fotos

Equipe ESEG

Navegue por tópicos

Compartilhe este conteúdo

Receba nossos conteúdos em primeira mão

Fique por dentro de temas relevantes e o que acontece na Faculdade ESEG

Seus dados estão seguros

Qual o tipo de curso você está buscando?

Faça uma sugestão

Seus dados estão seguros

Mensalidade de Encontro exclusivo com sócio da BTG Pactual conecta alunos da ESEG ao mercado financeiro

Indisponível

Usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação.