Realizar um estágio durante a graduação é uma maneira rica para o estudante colocar em prática todo aprendizado obtido em sua área estudada. Além de promover uma experiência única e de vivência real, possibilita maiores chances de efetivação na empresa em que atua ou, até mesmo, na busca por outras oportunidades melhores para sua carreira.

Outro ponto favorável desta modalidade de trabalho é o conhecimento que agrega, podendo auxiliar no desempenho acadêmico, no desenvolvimento de projetos e em melhores resultados nos trabalhos em sala de aula.

Na ESEG - Faculdade do Grupo Etapa, em todos os cursos, há a necessidade de realização de estágio obrigatório. Por isso, torna-se essencial ao aluno durante a sua graduação ter um suporte acadêmico que oriente decisões, escolhas e caminhos.

Um dos diferenciais da ESEG é oferecer ao aluno um atendimento individualizado por meio do setor de Apoio ao Aluno, que conta com o Centro de Desenvolvimento de Carreiras (CDC). Dentre vários trabalhos, eventos e projetos, aproximar o aluno ao estágio ideal é uma de suas metas. Por isso, desde o início da jornada na faculdade, o estudante conta com acompanhamento para identificação dos seus primeiros interesses profissionais e, posteriormente, ele obtém todo apoio necessário durante processos seletivos, entrevistas e dinâmicas de grupo.

Para o coordenador de Graduação, Prof. Marcelo D. Carvalho, realizar um estágio é de fundamental importância por diversas razões. "O estágio proporciona a oportunidade de aplicar o conhecimento teórico adquirido em situações reais de trabalho. Isso permite que os estudantes desenvolvam habilidades práticas e ganhem experiência relevante em sua área de estudo. Também oferece a chance de aprender habilidades e conhecimentos que complementam o que é aprendido em sala de aula”, destaca.

Com o estágio durante a graduação, os estudantes têm a chance de se familiarizar com os processos, tecnologias e ferramentas utilizadas no mercado de trabalho, o que amplia sua formação acadêmica. Assim, é possível estabelecer contatos com profissionais da área, colegas de trabalho e potenciais mentores. Essas conexões podem ser valiosas no futuro, fornecendo oportunidades de emprego, referências ou orientação.

Marcelo afirma que o estágio permite que os estudantes tenham um vislumbre do dia a dia de trabalho em sua área de interesse, o que o ajuda a confirmar se é realmente adequada e alinhada às expectativas ou se é necessário reavaliar e considerar outras opções. “Muitas empresas utilizam o programa de estágio como um meio de recrutar futuros talentos. Ao final, se o aluno se destaca e demonstra habilidades e comprometimento, há boas chances de ser contratado pela empresa após a conclusão da graduação”.

Para Simone Bortoletto, coordenadora do Apoio ao Aluno, o estágio é uma experiência enriquecedora durante a graduação. "Este tipo de programa possibilita ao aluno colocar em prática conteúdos e conceitos que aprende em sala de aula. É dessa forma que ele vivenciará as rotinas de trabalho e, a partir disso, poderá decidir qual área, seguimento e atuação deseja para sua carreira", reforça.

 

Da sala de aula ao mercado de trabalho

Quer entender um pouco mais sobre o setor da ESEG que auxilia o estudante em todos os processos em busca de uma carreira de sucesso?

O Apoio ao Aluno fomenta a plena preparação para os desafios profissionais e pessoais. Os estudantes são incentivados a descobrir todo o seu potencial, por meio de uma série de ações e eventos.

Dentro da área de Apoio, existe o Centro de Desenvolvimento de Carreiras (CDC). O setor conecta alunos e egressos ao mercado de trabalho. Isso acontece com a divulgação de vagas semanais e a realização de eventos que possibilitam o networking e a preparação dos estudantes para processos seletivos de empresas privadas e públicas. A iniciativa tem foco no desenvolvimento de pessoas para que estejam preparadas para os desafios profissionais.

Durante todo o ano letivo, o CDC realiza uma série de atividades voltadas aos estudantes. "Semanalmente, divulgamos oportunidades efetivas e de estágios, tanto para nossos alunos quanto para os egressos. Os e-mails são acompanhados de reflexões que visam o desenvolvimento pessoal, profissional e acadêmico de nossos leitores. Também temos desenvolvido parcerias com grandes empresas que, além de divulgarem suas vagas conosco, possibilitam aos estudantes vivências do mundo corporativo", conta Simone.

Outra iniciativa realizada pelo Apoio é o Simula ESEG - edições Carreiras Públicas e Carreiras Privadas -, um workshop que prepara os estudantes para o mercado de trabalho, abordando temas como a elaboração de currículos, uso das redes sociais, potencialização de resultados, busca por oportunidades e simulação de processos seletivos. A ação ainda conta com a presença de profissionais de diversos segmentos para apresentar a realidade das profissões e esclarecer possíveis dúvidas.

No decorrer da jornada acadêmica, os estudantes também contam com atendimentos de forma individualizada. “Procuramos abordar assuntos relacionados a processos de escolha, diferenciais para efetivação, gestão do tempo, como potencializar os resultados profissionais e impulsionar os acadêmicos”, ressalta Simone.

E como todo este trabalho se reflete nos alunos? A partir do sucesso deles no âmbito profissional.

Vitor Neri de Miranda, graduando em Economia, é um desses estudantes. Atualmente, o jovem realiza estágio como Global Supply Chain na Flexform. Para ele, o acolhimento obtido pelo Apoio ao Aluno foi de fundamental importância para sua inserção no mercado de trabalho. "O CDC foi uma peça chave para o meu desenvolvimento na procura do estágio. A coordenadora da área, Simone, foi uma pessoa essencial nessa conquista, além de todos os conteúdos avançados que o curso tem garantido para minha sólida formação. Por isso, sou muito grato pelo que a ESEG me proporcionou até aqui", destaca.

 Para Marcelo D. Carvalho, realizar um estágio durante a graduação é essencial para adquirir prática, desenvolver habilidades, estabelecer contatos no mercado de trabalho e confirmar a escolha da área de atuação. “O estágio é uma oportunidade valiosa para os estudantes se prepararem para o mundo profissional e aumentar suas chances de sucesso após a formatura, o que acompanhamos de perto aqui na ESEG e só temos motivos para comemorar", observa.

Além das possibilidades de inserção dos estudantes no mercado nacional, a ESEG também mantém parceria com diversas instituições internacionais para intercâmbios e estágios no exterior.

 Quer conhecer histórias reais de alunos ESEG que estão realizando sonhos pelo mundo? Leia a trajetória de duas de nossas estudantes de Engenharia de Produção, Julia Sales e Geovana Souza.

 Estágio Internacional na França - Julia Sales

 Intercâmbio na França- Geovana Souza