Hoje, mais do que nunca, realizar uma graduação é um divisor de águas na carreira, ainda mais em uma faculdade que dê todo o suporte acadêmico e profissional, além de um ensino forte e competitivo para o mercado de trabalho. A ESEG - Faculdade do Grupo Etapa está sempre à frente, propiciando aos seus estudantes as mais diversas oportunidades, inclusive, as de intercâmbio em universidades renomadas pelo mundo.
Quem irá vivenciar uma experiência enriquecedora no exterior nos próximos dias é a aluna do 9º semestre de Engenharia de Produção, Geovana Sousa de Lima, 22 anos. A estudante está conduzindo os preparativos para seu intercâmbio na França, o que considera uma das maiores experiências da sua vida pessoal e acadêmica até o momento. Estagiária de Business Analytics em uma instituição financeira, a futura engenheira estudará por um semestre na cidade de Lieusaint, na França, no Institut Catholique d'Arts et Métiers - Icam Campus Grand Paris Sud.
Geovana conta como surgiu a oportunidade: “Fiquei sabendo pelo professor Dr. João Chang durante as aulas, pois a ESEG estava fechando uma parceria com o Icam”. A estudante conta que o apoio do docente e de todo corpo acadêmico foi fundamental para o andamento do processo. “Conversei com o professor, que desde o início me ajudou muito em todas as etapas, fazendo a ponte entre as instituições e me introduzindo ao professor responsável pela área de pesquisa do Icam. Isso me incentivou a realizar o processo e me ajudou a acertar os detalhes de dispensa de matérias junto à ESEG”, explica.
A oportunidade de realizar um intercâmbio agrega valor ao curso e à carreira, além de ser um aprendizado pessoal de grande importância. “Acredito que será um divisor de águas e poder realizar um projeto de grande escala em um instituto reconhecido internacionalmente será uma ótima preparação para a continuação dos estudos. Além disso, posso aprender uma nova língua e uma nova cultura em um país com diversas oportunidades de carreira, podendo assim criar uma rede de contatos gigantesca que, no futuro, pode servir para entrar no mercado de trabalho no exterior”, analisa Geovana.
Para o professor Dr. João Chang Júnior, o intercâmbio universitário é uma vivência singular, pois enriquece o currículo, abre novos horizontes acadêmicos e profissionais, possibilita o aprendizado de outra cultura e a oportunidade de adquirir novas amizades. O docente conta que, no caso de Geovana, ela cursará matérias no Icam que lhe darão as equivalências do semestre que estaria cursando na ESEG. “Recentemente a nossa Faculdade estabeleceu um convênio com o Institut Catholique des Arts et Métiers – Icam – no campus de Paris-Sénart, tendo em vista a minha participação em pesquisas na área de qualidade hospitalar com o Professor Paul-Eric há 10 anos”, diz Chang.
O professor ainda conta como foi sua participação para que Geovana pudesse ter essa oportunidade. “Conheci a aluna neste semestre, por ter cursado as matérias de Engenharia de Qualidade 1 e 2. Desde o início do semestre, percebi que ela tinha o perfil para participar desse programa com êxito, tendo em vista a sua dedicação aos estudos e desempenho escolar em todas as matérias que cursou. Isso me motivou a indicar a Geovana para participar deste intercâmbio”, conta João Chang.
As expectativas e o apoio da família e da Faculdade
A aluna embarca em janeiro de 2023, com previsão de retorno em julho do mesmo ano. As expectativas são altas em relação à experiência em outro país. “Estou a milhão, ansiosa para essa viagem, mas também estou apreensiva em como tudo vai ocorrer, como vai ser o meu desempenho nas atividades que vou realizar lá. Mas confesso que a felicidade de ter essa oportunidade é bem maior do que o nervosismo”, destaca a estudante.
No momento, Geovana está acertando todos os detalhes da viagem junto ao Icam, além de toda a documentação necessária para um intercâmbio no exterior. “Sempre foi meu sonho estudar em outro país, mas sempre tive o impedimento financeiro dentre as opções disponíveis. Então, quando surgiu essa oportunidade e com toda a ajuda da ESEG, não pensei duas vezes”.
O coordenador do curso de Engenharia de Produção, Prof. Dr. Marcelo Dias, explica que a melhor maneira para estimular um intercâmbio é pela interação entre os alunos e os professores na execução de algum trabalho acadêmico ou profissional. “Acreditamos que os intercâmbios, sejam culturais ou acadêmicos, auxiliam os estudantes com sua formação completa. A bagagem cultural e o conhecimento técnico adquiridos ao longo de experiências como essa podem resultar, por exemplo, em possibilidades reais de trabalho em grandes empresas do exterior e no Brasil em cargos de destaque”, comenta Marcelo Dias.
Por meio do programa ESEG Internacional, a Faculdade auxilia em todo o processo, desde a escolha da universidade, passando pelos trâmites burocráticos até intervenções na graduação para acerto da grade de disciplinas a cursar. Nesse programa, os graduandos contam com indicação de orientação pelas coordenações de curso para programas e oportunidades de estudo internacionais, em parceria com instituições acadêmicas em âmbito global. Assim, o aluno encontrará todo o apoio necessário, desde a orientação sobre como encontrar a escola mais adequada no exterior, como funcionam os processos de aplicação e escolha de cursos até a viagem.
A irmã de Geovana, Fernanda Sousa, deixa um recado sobre a importância da experiência: 'Acho que, além de conhecer novos lugares e culturas, se aprende e trabalha na profissão que deseja seguir. Hoje em dia, o intercâmbio é muito importante para abrir novas oportunidades”, reforça Fernanda.
Para que não haja prejuízo na graduação, Geovana continuará fazendo as aulas de Engenharia de Produção e realizará um projeto de pesquisa aplicando Inteligência Artificial na Indústria 4.0, o que acrescentará ainda mais ao seu currículo acadêmico.
Quer saber mais sobre os programas de intercâmbio e como a ESEG pode te ajudar a alavancar a sua carreira? Agende uma conversa com o coordenador do curso.
Ainda não sabe como aproveitar todos os benefícios de ser um aluno ESEG? Acesse o site ou entre em contato com a Central de Atendimento ao Candidato pelo telefone (11) 2187-1230, WhatsApp ou e-mail.