Em 28 de agosto, a Faculdade ESEG, do Grupo Etapa, realizou a última atividade do Ciclo de Palestras especial do mês, recebendo o professor Virgílio Silva, titular de Direito Constitucional da USP, para discutir os bastidores do Supremo Tribunal Federal (STF). A abertura foi conduzida por Fernando Couto, coordenador do curso de Direito da instituição.

O convidado explicou, aos alunos do período matutino, a relevância de compreender como funciona a mais alta corte do país, formada por onze ministros, entre eles presidente, vice-presidente e demais magistrados que, em conjunto, são responsáveis por decisões de grande impacto nacional. Embora as decisões sejam colegiadas, Virgílio ressaltou que há um intenso processo de deliberação interna, no qual diferentes perspectivas individuais se encontram até a formação do resultado final.

O professor também abordou a relação do STF com outros órgãos governamentais, destacando a importância do equilíbrio entre os poderes para o funcionamento da democracia.

Outro ponto de destaque foi o uso da inteligência artificial no tribunal, ferramenta essencial para lidar com o grande volume de processos. Virgílio citou os sistemas Vítor e Vitória, utilizados na gestão processual, que contribuem para otimizar análises e agilizar decisões.

Para o coordenador Fernando Couto, a palestra foi uma oportunidade única de reflexão: “Tendo em vista a atualidade do tema e todas as discussões em curso no país, é fundamental que nossos alunos possam refletir sobre o funcionamento do Supremo e seu papel na sociedade”.

Com esse encontro, o Ciclo de Palestras especial de agosto se encerra, reforçando sua proposta de aproximar os estudantes de temas centrais e contemporâneos para a formação acadêmica e cidadã.