por Allison
12/05/2026
Estudantes do curso de Direito da Faculdade ESEG, do Grupo Etapa, participaram de uma visita técnica à Procuradoria Geral do Estado de São Paulo (PGE/SP) no dia 7 de maio. A experiência reuniu 16 alunos, do 1º ao 5º semestre, e foi acompanhada pelos professores Alexandre Peres Rodrigues e Fernando do Couto Henriques Jr., coordenador da Graduação. A atividade proporcionou uma imersão no universo da advocacia pública e uma aproximação concreta com a carreira de Procurador do Estado.
A visita foi guiada pelo procurador Valter Farid Antonio Junior, coordenador da Escola Superior da PGE, que conduziu uma palestra didática sobre as diversas frentes da advocacia pública, com destaque para a atuação da Procuradoria. Ele detalhou a composição do órgão, sua base constitucional e apresentou casos emblemáticos que reforçam sua importância na defesa dos interesses do Estado. Os alunos também tiveram contato com o Centro de Estudos, a biblioteca da instituição e o gabinete do procurador.
A iniciativa permitiu que os estudantes relacionassem os conteúdos teóricos com a aplicação prática, aprofundando temas já abordados em sala de aula, como Direito do Consumidor, competências constitucionais e questões processuais. A experiência reforçou a conexão entre teoria e prática, estimulando a reflexão sobre os rumos profissionais que o Direito oferece.
Para a aluna Júlia de Souza Rodrigues, do 1º semestre noturno, o encontro superou as expectativas: “Com base na visita promovida pelo Dr. Valter Farid, que inclusive foi muito lúdica e com linguagens acessíveis, pude perceber algumas distinções da procuradoria do final do século XX e do XXI. Ser instruído pessoalmente em ambiente de trabalho é mais inspirador e também acaba reafirmando a função do direito, a sociedade”, conta Júlia.
Nathália Nagy Martins de Melo, também estudante da ESEG, destacou como a visita contribuiu para ampliar sua compreensão sobre a atuação da PGE. “Achei interessante ver na prática algumas coisas que já vimos em sala de aula, como a parte da atuação do Estado em processos e consultorias jurídicas. Foi bom sair da teoria e ver como tudo isso funciona de verdade. Me despertou até um certo interesse na área”, comentou.
Para o estudante Marcos Marques Barbosa Sampaio Magalhães, do 6º período, a visita à Procuradoria Geral do Estado foi uma oportunidade interessante para conhecer melhor sobre mais uma linha para a qual pode ser direcionada a carreira de um Bacharel em Direito. “Tive a possibilidade de compreender melhor como funciona desde a seleção, até o plano de carreira de um procurador, bem como compreender a rotina de trabalho e a organização relativa à estrutura, divisão dos processos e grupos de trabalho. A visita à biblioteca da PGE, também foi uma experiência bastante interessante. Lá vimos livros raros e uma coleção incluindo temas específicos e aberto ao público que se soma a escola da PGE como local para suporte a nossa formação”, contou o aluno.
A visita técnica reforça o compromisso da Faculdade ESEG em proporcionar aos alunos experiências enriquecedoras que complementam a formação acadêmica, permitindo o contato com diferentes campos de atuação jurídica e o desenvolvimento de uma visão mais concreta sobre a profissão.
Fique por dentro de temas relevantes e o que acontece na Faculdade ESEG
Seus dados estão seguros
Mensalidade de Alunos de Direito da ESEG vivenciam a rotina da área jurídica
Indisponível
*Valores válidos para ingresso no 2º semestre de 2026.
Você pode obter desconto de acordo com seu desempenho em um dos processos seletivos da Faculdade ESEG.
Institucional
Infraestrutura
Formas de ingresso
Relacionamento
Diferenciais
Usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação.