Na última terça-feira (19), a Faculdade ESEG, do Grupo Etapa, recebeu Vera Cabral, Diretora de Indústria de Educação na América Latina da Microsoft, para a palestra “Tecnologia e Carreira: Desenvolvendo Profissionais para o Futuro”, realizada no auditório da unidade Ana Rosa.

Rodrigo Assirati, sou professor dos cursos de Engenharias da Faculdade ESEG, iniciou a noite a notie de aprendizagem, anunciando o tema que dialoga diretamente com os desafios e oportunidades do nosso tempo: Tecnologia e Carreira. "Vivemos em um cenário onde as tecnologias evoluem em ritmo acelerado, transformando não apenas o mercado de trabalho, mas também as competências necessárias para construir uma trajetória sólida e relevante. Nesta palestra, vamos compreender como a transformação digital está moldando profissões e como podemos usar essas mesmas ferramentas para desenvolver habilidades essenciais para o sucesso", contou o professor.

Com ampla experiência em cargos executivos e consultivos em instituições como a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, o Ministério da Educação, o Banco Interamericano de Desenvolvimento, além de passagens pelo setor privado, Vera compartilhou reflexões sobre os impactos da transformação digital e da inteligência artificial no mercado de trabalho, bem como os caminhos para jovens profissionais construírem carreiras relevantes e duradouras.

A palestrante destacou que “somos donos do nosso destino e precisamos estar preparados para reagir ao que acontece”, incentivando os estudantes a assumirem protagonismo em suas trajetórias. Segundo ela, a inteligência artificial está redefinindo processos, aumentando a eficiência e acelerando o ritmo da inovação, além de transformar o ensino e a aprendizagem nas instituições de ensino.

Vera, ainda, reforçou que o desenvolvimento de competências comportamentais, aliado a ética e liderança, é cada vez mais valorizado. “Aprender nunca acaba”, afirmou, lembrando que a carreira deve ser vista para além da ocupação ou do ganho financeiro: “o trabalho precisa ser algo que nos dê prazer, que nos complete, e o dinheiro será consequência”, afirmou a profissional.

Durante a conversa, também ressaltou que a IA influencia escolhas educacionais e universitárias, moldando as oportunidades futuras de acordo com mudanças econômicas, sociais e globais, exigindo planejamento sustentável e estratégias educacionais equilibradas.

Ao final, Vera respondeu a perguntas dos participantes sobre o impacto da inteligência artificial na economia e apresentou iniciativas da Microsoft voltadas à formação de estudantes.

O Ciclo de Palestras é uma atividade da Faculdade ESEG que aproxima os alunos aos maiores profissionais do mercado.