Como parte do Ciclo de Palestras, na terça-feira, 19, a Faculdade ESEG, do Grupo Etapa, recebeu Francisco Isidro, professor e CEO da IsiAcademy para falar sobre Inteligência Artificial aos alunos.
“Estou aqui na ESEG e dispensa comentários. Uma infraestrutura fantástica, um lugar incrível. Estou muito feliz de estar aqui e eu vim aqui falar com essa galera aqui da graduação de diversos cursos sobre a sua carreira na área da I.A”., destaca Francisco.
Com foco na história da I.A (inteligência Artificial), a palestra passou pelos momentos chaves do desenvolvimento, desde o Teste de Turing, indo para o Project Eliza, posteriormente chegando em Machine Learning, Deep Blue, Deep Learning, até chegarmos no lançamento do Chat GPT e outras I.As que vemos hoje em dia.
O professor Francisco, ainda, destacou pontos positivos e negativos sobre a abundância do uso de I.A que estamos vivenciando. Por um lado, algumas profissões serão extintas, mas por outro, haverá uma evolução onde a I.A andará lado a lado com profissionais, trazendo novas oportunidades de mercado. Neste caso, a integração do uso de inteligência artificial no dia a dia, dependerá da disposição das pessoas de terem o conhecimento para tirar melhor proveito dessas ferramentas.
“Você precisa entender não só como ser um usuário, mas sim entender os principais impactos que a inteligência artificial pode gerar no seu cotidiano, seja otimizando ou melhorando um processo, viabilizando uma solução que até então não era possível. Mas principalmente para que você possa, usando os seus fundamentos na sua carreira, ser um profissional que enxerga e a um senso mais crítico, mais analítico”, explica.
Apontando para o desenvolvimento profissional, o palestrante sugeriu aos alunos serem diferentes, ou seja, usar I.A a seu favor, sem depender do uso dela para tudo, mas sim tendo como uma ferramenta poderosa para sua rotina de trabalho.
“Quero que vejam a I.A como uma ferramenta que vai potencializar o seu aprendizado e a sua rotina, para que você possa, usando os seus fundamentos na sua carreira, ser um profissional que enxerga a I.A com um senso mais crítico, mais analítico”, comenta Francisco.
Ao final, foi aberta uma seção de perguntas onde os estudantes puderam tirar dúvidas com o especialista, que as respondeu de um jeito fácil e didático, mantendo um bom engajamento com aqueles presentes na atividade.
Mariana Barbosa, aluna de Direito, compartilhou sua visão sobre a participação na palestra e como o tema de I.A pode influenciar em seu futuro. “Ingressando no mercado de trabalho na área de Direito, a Inteligência Artificial é uma ferramenta muito ampla para análise de processo, situações judiciais, e ter esse conhecimento na faculdade ajuda a ampliar os horizontes, traz novas oportunidades”, diz a estudante.
Relatos como o de Mariana só reforçam o compromisso da Faculdade ESEG com não só o aprendizado teórico, mas com o desenvolvimento prático que trará um futuro brilhante para nossos alunos. O Ciclo de Palestras segue com vários convidados incríveis trazendo temas relevantes de diversas áreas, reforçando o compromisso da ESEG com o futuro de nossos estudantes.


