Você já pensou em fazer um estágio de um semestre no exterior, mas fica imaginando como seria possível conciliar com sua graduação? Na ESEG, isso é uma realidade viável. Por meio do programa ESEG Internacional, os estudantes têm a oportunidade de aprimorar conhecimentos, conhecer outras culturas e agregar valores e experiência ao currículo acadêmico e profissional, conciliando tudo isso a suas atividades na graduação em andamento.

Quem aproveitará essa oportunidade em breve é Julia dos Santos Sales, estudante do 9º semestre de Engenharia de Produção e estagiária de manutenção industrial em uma multinacional de cosméticos. A jovem se prepara para uma viagem à Clichy, cidade francesa localizada no noroeste de Paris. Julia continuará seu estágio na França, com início previsto em fevereiro de 2023.

A estudante ressalta que soube do estágio pelo seu trabalho e que a ESEG a auxiliou em todo o processo. A área de Apoio ao Aluno, por exemplo, forneceu ensinamentos sobre como se comportar nas apresentações e forneceu uma base de skills que hoje são colocadas em prática.

Julia conta que está muito ansiosa para viver essa experiência. “Vou trabalhar com um time multicultural, pois são pessoas de três continentes distintos. Então, será algo bem diferente do que estou acostumada hoje. Sempre tive essa vontade de conhecer outros países e entender como é a cultural organizacional, agora vou conseguir realizar”, destaca a estudante.

Uma dica de ouro: planejamento

A dica que Julia dá para quem for fazer intercâmbio, tanto de estudo quanto de trabalho, é planejamento. “Coloque os seus sonhos no papel e transforme-os em planos e metas. Não é tão fácil quanto parece e pode demorar mais tempo do que desejamos, mas no fim tudo dá certo na hora que é para dar”, ressalta a estudante, que completa: “a primeira vez que eu tentei esse estágio internacional, não fui aceita. Porém, recebi um convite para uma nova área e, mesmo após uma decepção, eu não tinha o que perder tentando mais uma vez. Se não deu certo de primeira, existem mais dezenas de chances de dar certo. Não desista!”.

O planejamento de uma viagem de intercâmbio para estudo conta com o apoio fundamental da ESEG por meio dos professores e coordenadores. O programa ESEG Internacional incentiva oportunidades de estudo internacionais, em parceria com instituições acadêmicas renomadas em âmbito global, onde o aluno encontra todo o apoio necessário para a realização da viagem.

Para o coordenador do curso de Engenharia de Produção, Prof. Marcelo Dias, uma linha de pesquisa que está sendo desenvolvida por um professor aqui na ESEG pode interessar a um professor de uma universidade no exterior. E isso pode ser uma excelente porta de entrada para facilitar o intercâmbio com os alunos. Além disso, é uma ótima oportunidade de crescer profissionalmente na área de Engenharia. “Conhecer outras culturas ajuda o graduando a lidar futuramente com equipes multiculturais nos planos mais operacionais e também de planejamento de projetos”, ressalta Marcelo Dias.

Os pais de Julia, Erivelton Sales e Patricia Sales, são os maiores apoiadores. “Eles acreditaram desde o começo quando nem eu mesma acreditava que seria possível. Sem eles talvez eu nem teria me candidatado. Esse será um passo muito importante para o meu desenvolvimento acadêmico e profissional, pois estarei inserida em uma área nova com pessoas de costumes diferentes”, finaliza Julia.

Quer saber mais sobre os programas de intercâmbio e como a ESEG pode te ajudar a alavancar a sua carreira? Agende uma conversa com o coordenador do curso.

Ainda não sabe como aproveitar todos os benefícios de ser um aluno ESEG? Acesse o site ou entre em contato com a Central de Atendimento ao Candidato pelo telefone (11) 2187-1230, WhatsApp ou e-mail.