A transição da sala de aula para o mercado de trabalho pode ser desafiadora para aqueles que desejam ingressar no primeiro emprego. No entanto, João Victor, aluno de Engenharia de Produção da ESEG - Faculdade do Grupo Etapa, já está traçando seu caminho e conta um pouco de sua experiência, assim como compartilha algumas dicas para quem pretende conquistar uma vaga.

No 4º semestre do curso, o estudante iniciou em março de 2024 sua jornada profissional como estagiário na Casio Brasil, atuando no setor Administrativo de Vendas na área de instrumentos musicais. Para ele, esta primeira experiência profissional tem sido essencial para aplicar os conhecimentos adquiridos na Faculdade, como estatística, ciência de dados e programação em suas atividades diárias.

“Estou aprendendo muito sobre vendas, análise de mercado e noções de logística, além de ter um contato direto com o mercado internacional”, compartilha João Victor. Para ele, o estágio tem sido uma oportunidade enriquecedora, onde o aprendizado acadêmico tem ganhado vida no dia a dia profissional.

O estudante destaca o papel fundamental do Centro de Desenvolvimento de Carreiras (CDC) da ESEG nesse processo, que possibilitou a ele participar de atividades cruciais para sua inserção no mercado de trabalho, como workshops voltados para a preparação de entrevistas, elaboração de currículo e sessões de orientação individualizada. “A ESEG, o CDC e os professores são pilares fundamentais no meu desenvolvimento pessoal e profissional. Eles fornecem uma base teórica sólida, , habilidades práticas e suporte contínuo”, destaca João.

Quando questionado sobre o que recomendaria aos seus colegas e futuros alunos da ESEG, João é direto: “Aproveitem ao máximo os recursos da Faculdade, especialmente os oferecidos pelo CDC. Participem de todos os workshops, eventos e orientações. Esses recursos são valiosos para ampliar seus conhecimentos e abrir muitas portas no mercado de trabalho”.

A experiência de João Victor exemplifica a importância do estágio como um complemento essencial à formação universitária. O estágio não é apenas uma oportunidade de colocar em prática o que se aprende em sala de aula, mas também o primeiro passo para uma carreira profissional de sucesso. Com o apoio do CDC, que foca na empregabilidade e no desenvolvimento de carreira dos alunos, a ESEG continua a preparar seus estudantes para se destacarem no mercado, fornecendo as ferramentas necessárias para transformar oportunidades em realizações.

A ESEG se orgulha de acompanhar histórias como a de João Victor, que refletem o potencial de seus alunos e a dedicação da Faculdade em apoiar o desenvolvimento de profissionais prontos para os desafios do futuro.