A ESEG - Faculdade do Grupo Etapa sediou, em 13 de abril, a  6ª Feira de Recrutamento de Empresas Chinesas, promovida pelo IEST Group, pelo Instituto Confúcio na Unesp e pela Associação Brasileira de Empresas Chinesas (ABEC). O evento contou com mais de 1,2 mil participantes que puderam conhecer as 335 vagas disponíveis nas 33 empresas presentes, incluindo nomes como 99, Shein, Kway e TP-Link.

O principal motivo da feira foi apresentar oportunidades de trabalho para brasileiros com interesse em atuar em estatais e privadas chinesas com presença no país. Uma das aplicações do evento foi o estreitamento da relação comercial e a celebração dos 50 anos de Diplomacia entre China e Brasil.

A iniciativa ainda contou com o discurso de autoridades como: Yu Peng, cônsul-geral do Consulado Geral da República Popular da China em São Paulo; Aldo Rebelo, Secretário Municipal de Relações Internacionais de São Paulo; Zhang Guanghua, presidente da Associação Brasileira de Empresas Chinesas (ABEC) e do Banco da China (Brasil) Ltda.; e Luís Antonio Paulino, diretor do Instituto Confúcio na Unesp.

Para o Prof. Dimas Ferreira, diretor acadêmico da ESEG, a ação foi de grande relevância para os estudantes. "Foi uma satisfação estar envolvido nesta iniciativa, que trouxe uma rica troca de networking entre as mais de 30  empresas chinesas e autoridades de posto geral da China aqui em São Paulo. Isso demonstra a importância do evento e a relevância da ESEG sediar a feira para proporcionar aos nossos alunos a oportunidade de conhecerem outras culturas, ter contato direto com empresas chinesas e ampliarem sua empregabilidade”, destacou.

A estudante de Engenharia de Produção da ESEG, Maria Eduarda Secchi Oda Moraes, participou das atividades e pôde ampliar sua gama de possibilidades de atuação na carreira: "Na feira, descobri empresas no ramo de engenharia que realmente valorizam o funcionário e as culturas nacionais e internacionais. Além disso, consegui ver muitas oportunidades".

A promoção da feira na ESEG enfatiza o compromisso da instituição com a internacionalização da carreira e cultura dos estudantes. Ao longo da semana pré-evento, a Faculdade também promoveu palestras alinhadas ao tema com o propósito de preparar os alunos para potencializarem o sucesso de suas apresentações para empresas estrangeiras.

"Na ESEG, buscamos internacionalização de forma integral e transversal: no ensino, nas atividades extracurriculares e também no desenvolvimento de carreiras dos nossos alunos. Acolher a feira de empregabilidade com as empresas chinesas foi um exemplo de ação integrada em que empresas, carreiras e internacionalização caminham juntas”, explicou Vanessa Martins, gerente da área Internacional na ESEG.

Além desta iniciativa, a ESEG promove ao longo do ano letivo diversos eventos multinacionais, além de contar com aulas optativas em inglês (cuja fluência é item essencial) e possibilidades de intercâmbio.