Entre os dias 06 e 08 de novembro, a ESEG promoveu a 3ª edição da EXPO ESEG, com iniciativas voltadas à empregabilidade e preparação profissional dos estudantes, além da participação de reconhecidas empresas do mercado.

Nos dias 06 e 07, os alunos puderam vivenciar uma rica experiência com o Simula ESEG. O primeiro dia da ação foi conduzido pela coordenadora do Centro de Desenvolvimento de Carreiras, Simone Bortoletto, que trouxe orientações aos participantes sobre os processos seletivos nas empresas.

Durante a ação, os participantes puderam entender um pouco mais sobre o processo de seleção e recrutamento, quais são as etapas percorridas pelos candidatos e um pouco da visão do avaliador em relação ao comportamento na entrevista. Simone destacou também os sites mais utilizados pelas empresas no momento de buscar novos colaboradores.

Além disso, os alunos receberam dicas sobre como preparar um bom currículo e puderam entender quais são os dados relevantes que devem constar no documento, bem como informações a serem evitadas. Outro importante insight foi em relação ao comportamento na entrevista e em dinâmicas em grupo, em que a coordenadora exibiu, por meio de um vídeo, quais as atitudes malvistas pelos recrutadores.

Uma das orientações dadas na ocasião foi a respeito do perfil no LinkedIn. Simone passou algumas dicas para os estudantes, tendo entre elas: ser ativo na plataforma, publicando certificações, participações em eventos ou iniciativas, assim como seguir empresas e profissionais que atuem em áreas de seu interesse.

Os alunos tiveram a possibilidade de imergir no tema a partir do preenchimento de um formulário de teste comportamental, além de serem desafiados com uma “lição de casa”, no qual ficaram encarregados de gravar um vídeo de apresentação. Tudo isso para que pudessem receber feedbacks individuais, a serem agendados posteriormente, com dicas e orientações específicas com base nos testes de cada um deles.

Por fim, um dos pontos altos do primeiro dia de Simula ESEG foi a sessão de perguntas e respostas, na qual os participantes tiraram suas dúvidas a respeito de vestimenta apropriada, acessórios, maquiagem e outras questões relacionadas à preparação para a entrevista.

Já no segundo dia do Simula ESEG, os estudantes assistiram a uma palestra sobre Marketing Pessoal, com Juliana Silva, especialista em recrutamento e seleção da Companhia de Estágios. A profissional reforçou a importância do autoconhecimento e a necessidade de entender quais áreas geram mais identificação com cada estudante antes de iniciar a busca pelo estágio. “Nesse momento de busca de estágio, é importante pesquisar sobre as áreas de seu interesse, conversar com profissionais que atuem nessa área e se aprofundar sobre as empresas em que deseja atuar para entender se elas se adequam ao seu perfil”, comentou.

Juliana também abordou a relevância do conhecimento em comunicação e oratória para que os estudantes saibam se comunicar com clareza e objetividade em suas apresentações e entrevistas. “No momento da entrevista, seja com o recrutador ou com o gestor, é preciso transmitir confiança ao se apresentar e naquilo que deseja. Trabalhar a confiança em nós mesmos é fundamental, assim como sempre ser verdadeiro nas informações transmitidas”, destacou a especialista.

Ao término da palestra, os estudantes puderam esclarecer suas dúvidas, além de participarem de uma atividade prática para o desenvolvimento de seu autoconhecimento, conduzida por Simone Bortoletto.

Contato direto com o mercado de trabalho

Já no dia 08, ocorreu a Feira de Carreiras, uma iniciativa que propôs trazer aos alunos representantes de empresas recrutadoras para entender mais sobre sua cultura, tirar dúvidas e conhecer as oportunidades disponíveis. Os estudantes puderam visitar os estandes de empresas como 99jobs, CIEE - Centro de Integração Empresa-Escola, Companhia de Estágios, SaluS Participações, Locaweb, Nube - Núcleo Brasileiro de Estágios, Scanntech Brasil, Stefanini Brasil, Via Pajuçara.

Além de visitar os estandes, os participantes marcaram presença nas palestras “Como a Inteligência Artificial pode contribuir para a construção do seu perfil profissional”, com Ariane Garetti, representante da empresa Stefanini; e “Elevando o desempenho profissional através da comunicação eficaz”, com Rodrigo Ortiz, gerente de Recursos Humanos da Promon Engenharia.

Ao longo da tarde também ocorreu a mesa-redonda “Agregue um diferencial no seu desenvolvimento: saiba como as habilidades analíticas podem impulsionar a sua carreira”, conduzida pela Profa. Vanessa Martins, gerente da ESEG Internacional e do Apoio ao Aluno, e com a participação do egresso Caio Correa, analista de Inteligência de Mercado da Scanntech; Rafael Góis, gerente da área de Treinamento e Desenvolvimento da Scanntech; e Ana Dallago, head de Cash& Carry da Colgate-Palmolive.

Para Simone Bortoletto, a iniciativa foi uma excelente oportunidade para os estudantes aprenderem como se destacar nos processos seletivos, ao mesmo tempo em que puderam praticar o networking, ter contato direto com grandes empresas e acesso direto a oportunidades de estágio. “Foi realmente incrível ver o engajamento e a participação de nossos alunos nas atividades, que trouxeram a eles uma verdadeira visão de mercado. Mais uma vez puderam demonstrar não só para nós, como também para as empresas, o quão são diferenciados”, finaliza.