A ESEG - Faculdade do Grupo Etapa participou da  15ª Feira Tecnológica do Centro Paula Souza (FETEPS) entre os dias 19 e 22 de agosto. Como patrocinadora especial da edição, a ESEG recebeu mais de 6 mil pessoas em seu estande e as presenteou com diversos brindes exclusivos e caricaturas.

Além disso, a Faculdade teve a oportunidade de selecionar um dos projetos participantes da feira e reconhecê-lo por meio do Prêmio ESEG, que beneficiou os alunos integrantes do grupo vencedor com bolsas de estudos integral para seus cursos de Graduação e os professores orientador e coorientador com bolsa 100% dos cursos de Crescimento Profissional

Após uma análise minuciosa de todos os projetos participantes, a banca avaliadora da ESEG considerou o projeto SR’S (SECURITY RECOGNITION SERVICE) como vencedor. Ele foi desenvolvido pelos alunos da ETEC Zona Leste, Julio da Silva Neves, Maria Eduarda Silva Werlang e Victor Rafael Ferreira de Roma, sob orientação dos professores Jeferson Roberto de Lima e Rogério Bezerra Costa.

O projeto SR’S é proposto como um sistema de reconhecimento de placas de automóveis. Ele pode ser usado para segurança e eficiência, por exemplo, de entradas e saídas de estacionamento,  resultando em melhora na eficiência do controle de acesso. Dessa forma, possibilita uma redução dos tempos de entrada e saída do estacionamento, além de contribuir para a diminuição do congestionamento nas vias adjacentes.

Durante os quatro dias de evento, Feteps 2024 reuniu mais de 24 mil pessoas no São Paulo Expo, zona sul de São Paulo. Ao todo, foram inscritos 112 projetos, divididos entre Etecs (Escolas Técnicas) e Fatecs (Faculdades Técnicas) de São Paulo. Os trabalhos obrigatoriamente se encaixavam em um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (Organização das Nações Unidas).

Alunos vencem prêmio ESEG

O encerramento da Feira Tecnológica ocorreu no dia 22 de agosto, com a cerimônia de premiação dos projetos dos estudantes, durante a qual o diretor acadêmico da ESEG - Faculdade do Grupo Etapa, professor Dimas Ferreira, subiu ao palco para um breve discurso e entrega de prêmios para o projeto escolhido.

O diretor acadêmico começou sua mensagem para os alunos da ETEC citando a música “Semente do Amanhã (Não Pare de Sonhar)”, escrita por Gonzaguinha e famosa na voz de Erasmo Carlos. Enfatizou o trecho de que os estudantes de hoje são as pessoas com poder de mudar o amanhã e os incentivou a sempre continuar com os projetos.

Logo após, teve a honra de entregar em mãos os prêmios para os alunos e professores responsáveis pelo SR’S (reconhecimento de placa de automóveis).

Em entrevista à ESEG, os acadêmicos comentaram sobre o desenvolvimento do projeto: “Nossa ideia surgiu a partir da problemática do fluxo de veículos da cidade de São Paulo. Percebemos que o congestionamento nas estradas era visível e muito notório e queríamos realizar um sistema que conseguisse reconhecer as placas de forma automática para conseguir evitar esse atraso na liberação de acesso das localidades,” explicou o aluno Julio. Já Victor explicou, ainda, como esse método potencializa a segurança e diminui riscos de assalto ao agilizar entradas e saídas de condomínios.

Para tornar o projeto viável, os alunos aproveitaram algumas técnicas já existentes no mercado, com a proposta de otimizar processos e tornar as tecnologias mais baratas e acessíveis. Dentre elas, foram utilizadas visão computacional e desenvolvimento em Python para o software.

Bolsa de estudos

Os alunos da ETEC Zona Leste foram premiados com uma bolsa de estudos de 100% para uma das Graduações da ESEG - Faculdade do Grupo Etapa.

Questionado sobre como foi receber o prêmio, Julio disse: “A palavra que poderíamos utilizar é surpreendente. A gente já conhecia a ESEG, conheço a história, mas não imaginava chegar aqui. Quando os avaliadores da Faculdade passaram pelo nosso estande, a gente ficou impressionado e pensou ‘pô, a ESEG está aqui olhando e avaliando nosso projeto’, mas não imaginávamos que iríamos ter esse reconhecimento. É muito gratificante estar conquistando tudo isso, porque foi muito árduo e difícil o trajeto. Então, chegar nesse resultado é uma satisfação imensa”.

Para a ESEG, estar envolvida em iniciativas como essa promovida pelo Centro Paula Souza reforça a sua missão em estimular e promover o desenvolvimento e a formação dos estudantes, para que se tornem profissionais conscientes e transformadores da sociedade.