Na última terça-feira (7/11), os alunos dos cursos de Administração, Direito e Economia tiveram a oportunidade de assistir à palestra “Guerras atuais: reflexão sobre as incertezas”, conduzida pelo professor convidado Edward Overes, titular da Faculdade de Negócios Internacionais da Zuyd University of Applied Sciences, na Holanda.

O evento, conduzido pelo ESEG International (área de internacionalização da Faculdade), possibilitou ao Prof. Ed (como gosta de ser chamado) abordar a importância dos negócios internacionais para a evolução econômica global, assim como as implicações que as guerras em andamento trazem para a previsibilidade dos negócios.

De acordo com sua análise, o comércio internacional possibilitou a criação de uma cadeia de suprimentos global muito eficaz e eficiente, garantindo o acesso a uma variedade imensa de produtos em todos os países. Porém, ao mesmo tempo, as empresas tiveram de aprender a lidar com diversos riscos envolvidos nesse processo, como riscos econômicos, culturais e políticos que afetam diretamente os negócios.

Um exemplo prático disso são as atuais guerras em andamento, como Rússia X Ucrânia e Israel X Hamas. “Mercados agitados tomam decisões, muitas vezes, precipitadas e baseadas em emoção, o que pode levar ao caos generalizado e ao aumento de custos, como energia, inflação, insumos etc.”, observa o docente internacional.

O Prof. Ed explicou que mercados maduros como o Europeu estavam plenamente acostumados à estabilidade, devido a um longo período de paz vivido nas últimas décadas. No entanto, o desencadeamento dos conflitos, logo após um período pandêmico, trouxe muita incerteza e um grau de instabilidade que gerou um cenário extremamente difícil de ser administrado pelos gestores desse continente.

Com isso, os países emergentes, que sabem lidar muito bem com as vulnerabilidades, adquiriram uma boa vantagem competitiva. “Os povos da América do Sul, por exemplo, sempre têm uma solução disponível, uma alternativa para as coisas que podem dar errado. Eles sempre planejam cenários com planos A, B ou C. Porém, nós da Europa temos apenas o plano A e não sabemos o que fazer de imediato quando o cenário é instável e muda o planejamento”, ressaltou o Prof. Ed.

A esse comportamento, ele se referiu como resiliência, que é a capacidade de ser atingido pelas dificuldades, mas não se deixar derrotar. “Resiliência é a habilidade do momento. Algo que nós europeus ainda precisamos aprender, mas vocês, brasileiros, já possuem e estão preparados para as adversidades”, completou o docente holandês.

Para a Profa. Vanessa Martins, gerente da ESEG International e do Apoio ao Aluno, a presença de professores internacionais no ambiente universitário é de fundamental importância. “Ações como essa oportunizam a todos os envolvidos o contato com as diferentes perspectivas e visões de mundo, enriquecendo ainda mais o conhecimento e o repertório cultural dos estudantes”, destacou.

O Prof. Ed Overes ainda se reuniu com a equipe gestora da ESEG para dialogar a respeito de projetos de cooperação acadêmica e intercâmbio para alunos ao longo do ano de 2024.