No dia 31 de março, os estudantes da Faculdade ESEG, do Grupo Etapa, puderam participar de uma palestra especial com Diogo Guillen, diretor de Política Econômica do Banco Central do Brasil. A ação integra o Ciclo de Palestras, uma iniciativa que propõe criar uma conexão mais próxima entre os alunos e profissionais de relevância no mercado de trabalho.

A partir do tema “Conjuntura econômica: evolução do cenário e projeções para a inflação”, Diogo explicou o atual momento econômico do país e as previsões para o futuro, destacando os desafios e as oportunidades que surgem neste cenário, mas exigem atenção e planejamento estratégico. 

O palestrante destacou como a estabilidade econômica é essencial, principalmente em um mercado cada vez mais dinâmico nos âmbitos nacional e internacional, para estimular investimentos e garantir um ambiente favorável ao desenvolvimento.

Segundo ele, a instabilidade econômica ainda é reflexo da pandemia da COVID-19, a qual agravou um estado de alerta mundial. Porém, desde 2023, está voltando ao normal, com cadeias globais de produção se normalizando, principalmente em países avançados. 

Outro ponto relevante durante o evento foi o destaque para a modernização do sistema financeiro. O Banco Central tem liderado iniciativas que visam estimular investimentos e garantir um ambiente favorável ao desenvolvimento, incluindo mais conexão com o mundo digital. O avanço do real digital e a ampliação do uso do Pix são exemplos de como a tecnologia está transformando a relação dos brasileiros com o dinheiro, culminando em uma alta expressiva no crescimento da economia brasileira em 2024.

Apesar dos pontos positivos, ainda há preocupações com a economia. Quando o assunto é sobre “dívidas”, ainda há muitos desafios para contornar a situação na nossa realidade.

“É desafiador. Quando você olha para as projeções de dívida bruta do governo geral e dívida líquida do setor público, elas continuam ascendente”, explica Guillen. 

A palestra também trouxe reflexões sobre o crescimento sustentável e os desafios globais. Diogo levantou questões como a transição energética, novas regulamentações e o impacto da economia internacional, reforçando a necessidade de um olhar atento às mudanças que afetam o Brasil.

Ao término do evento, os alunos tiveram a oportunidade de enviar suas perguntas e tirar suas dúvidas diretamente com o palestrante, criando um vínculo mais próximo com os discentes. 

“Acho muito importante esse tipo de palestra, pois agrega muito a nosso papel na sociedade. Para que a gente possa entender as variações do mercado e outros assuntos que impactam no nosso dia a dia”, relata Kauan da Silva, estudante de Administração.

Já para Andrey da Silva, aluno de Engenharia de Produção, ter a presença do diretor de Política Econômica do Banco Central é extremamente importante: “A ESEG tem um cuidado especial na hora de enriquecer o conhecimento dos alunos, não só com aulas, mas com palestras e eventos, e trazendo grandes nomes para deixar tudo mais especial”.

Ações como essa demonstram a preocupação da Faculdade ESEG em possibilitar uma formação completa de seus estudantes, enriquecendo ainda mais suas formações com conteúdos enriquecedores e que agregam muito valor ao desenvolvimento pessoal e profissional.