Com o intuito de aprimorar a relação estudante e mercado de trabalho, a Faculdade ESEG realiza o Ciclo de Palestras, com profissionais relevantes e as principais tendências do mercado atual.
Na noite de 27 de março, a primeira palestra do Ciclo em 2025 aconteceu com Vicente Carrari, diretor de Vendas do Spotify Brasil. Os alunos da Faculdade ESEG tiveram a oportunidade de mergulhar no universo do streaming com a palestra "O negócio do Spotify: como as marcas e o mercado da música e podcasts trabalham juntos".
O evento, realizado no Campus Ana Rosa, foi conduzido por Filippe Barros, docente dos cursos de Administração e de Economia, que destacou a importância do evento para a formação acadêmica e profissional dos alunos. O intuito principal dessas palestras é proporcionar uma visão ampliada sobre temas essenciais no universo da Tecnologia e dos Negócios, preparando os estudantes para os desafios do mercado.
Em sua apresentação, Vicente Carrari abordou as transformações trazidas pelo streaming no consumo de música e podcasts, onde destacou o papel da tecnologia e da inteligência artificial na personalização das experiências dos usuários. Ele também ressaltou a posição de destaque que o Brasil ocupa, com o segundo maior público do Spotify no mundo.
Carrari explicou como as playlists da plataforma são criadas por curadores atentos às tendências e reforçou o impacto das novas descobertas musicais para artistas e ouvintes. Segundo ele, antes da era digital, a música era distribuída por CDs e vinis, enquanto hoje a experiência está completamente integrada ao mundo on-line. O executivo também relembrou os desafios iniciais do modelo de negócios do Spotify, que precisou de inovação e investimentos para se consolidar.
Além de explorar o mercado de áudio digital, Carrari compartilhou sua trajetória profissional. Apesar de ser filho de físicos, desde jovem desejou trabalhar com publicidade. Assim, compartilhou com os estudantes os desafios de início da carreira e destacou a importância de se manter atualizado e adaptável, independentemente da área de atuação.
Uma de suas falas mais marcantes trouxe um conselho inspirador aos alunos. "Eu sempre percebi pelo que era apaixonado. Tendo as metas na minha vida e sabendo para onde queria ir, consegui conciliar o que amava com o que sabia. Isso é fundamental na construção de sua carreira, porque é impossível competir com quem sabe e ama o que faz", destacou o profissional.
Ao final da apresentação, o público presente ainda teve a chance de interagir com o diretor da Spotify Brasil por meio de uma sessão de perguntas e respostas, tornando o momento ainda mais dinâmico e enriquecedor.
Encerrando o evento, o professor Filippe reforçou a relevância do Ciclo de Palestras para o crescimento pessoal e profissional dos alunos. "A expectativa é que as reflexões desta noite ampliem as perspectivas e incentive cada um de nossos estudantes a buscarem novas oportunidades e soluções para os desafios do futuro", destacou o docente.
A Faculdade ESEG segue proporcionando experiências que conectam seus alunos ao mercado e às tendências que moldam o futuro das profissões. Por isso, o próximo encontro do Ciclo de Palestras já tem data marcada: 15 de abril, com Edson Ito, gerente de Análise de Mercado da Embraer, com o tema "Os desafios e as oportunidades do mercado aeroespacial no cenário atual". Em breve, mais informações.








