Nos dias 11 e 12 de junho, a ESEG - Faculdade do Grupo Etapa realizou o Simula ESEG, promovido pelo Centro de Desenvolvimento de Carreiras (CDC). O tema desta edição foram os processos seletivos, com o propósito dos alunos (principalmente aqueles que estão em busca do primeiro emprego) entenderem o funcionamento e ficarem mais familiarizados com cada etapa do processo.

No primeiro dia, a coordenadora do CDC, Simone Bortoletto, trouxe as orientações primordiais para a montagem de um currículo e como se portar diante de uma entrevista de emprego. A especialista apresentou uma palestra interativa a respeito daquilo que é recomendável ser colocado e o que pode ser mal visto pelos recrutadores, além de enfatizar a importância da postura pessoal durante uma entrevista. “Por mais legal que o recrutador esteja sendo com você, ele não é o seu amigo! Muitos deles [recrutadores] usam essa técnica para te deixar mais à vontade, mas só estão avaliando traços da sua personalidade para entender como isso pode refletir caso você trabalhe naquele cargo disponível na empresa”, alertou Simone.

Ao final da palestra, a coordenadora apresentou um vídeo sobre o que não fazer em uma entrevista de emprego. O vídeo apresentou atitudes que a personagem Júlia tinha e não demonstrava profissionalismo, como: mascar chiclete, falar e rir alto, mexer no cabelo, justificar suas habilidade com elogios de parentes, dentre outras situações.

Em seguida os alunos foram convidados a fazer um vídeo de apresentação com a duração de um minuto para colocarem à prova as habilidades aprendidas e foram surpreendidos com a notícia de que, antes da palestra do dia 12, eles teriam uma sessão de fotos para atualizar seus perfis do LinkedIn.

Já no segundo dia do workshop, os estudantes participaram de uma sessão fotográfica para realizarem suas fotos para o perfil profissional. Logo após, os estudantes foram convidados a participar de uma dinâmica em dupla para simular uma das etapas do processo seletivo. Eles ficaram de costas um para o outro e receberam materiais semelhantes (tangram), porém sendo um modelo preto e branco numerado e outro modelo colorido.

Os alunos tiveram o desafio de montar imagens iguais a partir apenas da comunicação verbal. O intuito da atividade foi de avaliá-los enquanto tentavam chegar a um resultado comum. Com a simulação, eles entenderam o que os recrutadores estão observando enquanto participam: personalidade, características e traços de quem você verdadeiramente é.

Após a dinâmica, os estudantes acompanharam a palestra do Nube (Núcleo Brasileiro de Estágios) com o tema "O que colocar no currículo?", onde puderem entender de forma mais profunda a importância das informações contidas no currículo.

Para Simone, workshops como o Simula ESEG são fundamentais para preparar os alunos para o mercado de trabalho, pois oferecem uma compreensão prática e detalhada dos processos seletivos e das expectativas dos recrutadores. “Durante a ação, nossos alunos não só aprenderam sobre a elaboração de currículo, mas também tiveram a oportunidade de desenvolver habilidades essenciais, como a comunicação eficaz e o trabalho em equipe, para se preparem para os desafios do mercado profissional", destacou a coordenadora da CDC.