A ESEG - Faculdade do Grupo Etapa promoveu na terça, 9, a palestra on-line Como se apresentar para empresas chinesas. O evento aconteceu em parceria com a IEST Group e contou com a condução das palestrantes Simone Bortoletto, coordenadora do Centro de Desenvolvimento de Carreiras da ESEG, e Vanilza Marqui, supervisora de Recrutamento e Seleção da IEST

O evento abordou diversas pautas envolvidas sobre a maneira adequada para se apresentar em processos seletivos para empresas chinesas e buscou preparar os candidatos para oportunidades no mercado de trabalho internacional. O foco foi prático e voltado para otimizar apresentações para a  6ª Feira de Recrutamento de Empresas Chinesas, que será sediada pela ESEG no sábado, 13 de abril.

Simone apresentou dicas práticas para montagem do currículo e apresentação. Também comentou sobre a cultura empregatícia chinesa e como pode diferenciar-se da brasileira: "O ponto alto foi discorrer sobre a cultura e o que buscam nos candidatos, além de falar de um método incrível para estruturar respostas que tragam maior diferencial em processos seletivos," explicou a estrategista em carreira. "Tivemos muita troca ao falar sobre a estrutura do currículo e de como potencializar resultados", complementou.

A orientação para currículo e conversas sobre cultura e comportamento foram o ponto alto para Vanilza. Para ela, é essencial entender como humanizar e personalizar o currículo para trazer a essência do candidato, principalmente em tempos de IA.  A especialista acredita, ainda, que o evento poderá causar impactos consideráveis: "Após as orientações de um currículo bem alinhado estrategicamente, é importante pensar nas dicas comportamentais em entrevista e na busca por empresas que possuam valores alinhados aos do candidato. Espero e desejo que os participantes tenham sucesso!", desejou.

O resultado foi positivo para o público, também. Rafael Luzardi, analista de engenharia, acredita entender melhor, depois da palestra, as expectativas das empresas chinesas. Com interesse em trabalhar na China, explica que estuda mandarim e tem conhecimento sobre cultura e inovações do país, mas ainda queria mais contexto sobre o mercado de trabalho.

"A palestra esclareceu muitas dúvidas sobre quais passos devo seguir para me preparar da melhor forma possível - para quando surgir uma oportunidade de trabalhar em uma empresa chinesa, por exemplo. [O evento] me motivou ainda mais a seguir evoluindo no idioma, assim como as dicas sobre a cultura e como os chineses enxergam os negócios também foram muito importantes. Para finalizar, momentos como a palestra são uma ótima oportunidade para estabelecer mais conexões profissionais", destacou Rafael.

Para quem deseja ingressar ou seguir no mercado da China, Vanilza deixa algumas dicas: "Procure conhecer a cultura chinesa, pesquise sobre os investimentos da China no Brasil e, se tiverem oportunidade, estudem e aprendam mandarim e inglês". 

A palestra on-line foi um preparativo para quem deseja participar da 6ª Feira de Recrutamento de Empresas Chinesas, a acontecer na ESEG no sábado, 13 de abril. A entrada é gratuita e mediante inscrição. Clique aqui para participar.