O caminho para a construção de uma carreira profissional pode ser desafiador, mas ter uma base de formação sólida e com todo apoio necessário contribui para que esse processo se torne mais tranquilo e as metas possam ser concretizadas.  

A trajetória do egresso do curso de Engenharia de Produção, Caio Spinola Domingues, é prova disso. No mercado profissional desde 2010, o atual engenheiro conta como a Faculdade ESEG contribuiu para sua evolução pessoal, tanto com o desenvolvimento de habilidades técnicas, quanto comportamentais.

Ao longo de sua trajetória, Caio passou por diferentes cargos e diversas empresas, como Knorr-Bremse, Banco Cacique, Portocred, Serasa Experian, Rede, Porto Seguro, Carrefour e, por fim, o Nubank, onde trabalha atualmente como líder de operações de produtos.

Caio conta que o ambiente da Nubank é diferente de qualquer outro que já trabalhou ao longo destes anos, principalmente o que se reflete na cultura da empresa. “As dinâmicas e cadência de trabalho são mais fluídas e autônomas do que em outros locais onde trabalhei. Há muita liberdade criativa e espaço para explorar novos caminhos, o que contribuiu para elevar consideravelmente minhas habilidades de trabalho assíncrono e capacidade de planejamento e documentação”, conta o egresso.

Isso trouxe um choque em sua realidade e mostrou novos desafios frente a grandes mudanças. No entanto, Caio entende-se preparado para essa jornada. “A ESEG teve fortíssima contribuição na minha formação de resiliência, disciplina e capacidade de rápido aprendizado. No dia a dia, uso tanto essas habilidades comportamentais adquiridas como também os conhecimentos técnicos aprendidos, especialmente nas matérias correlatas à estatística, especialmente Confiabilidade”, compartilha o egresso.

Ao ser questionado sobre o papel da ESEG em sua carreira, ele vai direto ao ponto: “O Caio do passado, calouro, jamais teria dimensão para compreender a magnitude que a Faculdade contribuiu para esse crescimento. Certamente foi uma evolução custosa e de muita dedicação, mas que me traz orgulho e felicidade pela escolha que fiz”, reflete o engenheiro de produção.

Para o egresso, a Faculdade não contribuiu apenas para abrir portas físicas no mercado profissional, ela foi fundamental para abrir as portas de sua própria mente para trilhar o caminho que o fez chegar até aqui. “A base de conhecimento que obtive na ESEG foi extremamente ampla e complexa. Além disso, a vivência com outros estudantes, o ambiente demandante de disciplina, organização e planejamento contribuíram para o profissional que sou hoje”, analisa.

Aos atuais alunos da ESEG e futuros calouros, Caio deixa um recado: “Viva com intensidade o momento do bacharelado, aproveite o máximo possível cada oportunidade, seja ela transcrita em uma aula, conversa com professores, colegas de classe ou mesmo eventos mais informais. Aproveite de forma intencional todas as centenas de oportunidades que a Faculdade te oferece para treinar cada uma dessas habilidades”.

Trabalhar em uma grande empresa realmente pode trazer vários desafios. Por isso, é fundamental escolher a faculdade certa na hora de investir em seu futuro. A ESEG tem como principal meta preparar nossos alunos para se desenvolverem por completo e estarem preparados para os desafios do futuro. 

“Tenho clareza que ainda tenho muito a evoluir e conquistar, com a forte base que tive oportunidade de viver me sinto seguro para navegar rumo ao futuro independente do desafio que esteja por vir”, finaliza o engenheiro.

Histórias como a do egresso Caio Domingues são muito comuns de vermos, graças à nossa missão e valores com os estudantes. 

Se você também deseja compartilhar sua Jornada Profissional, envie um e-mail para comunicacao@eseg.edu.br