Ingressar no mercado de trabalho pode parecer um grande desafio para algumas pessoas. Mas, Gabrielle Borgatto, aluna do 4° semestre de Direito na Faculdade ESEG, do Grupo Etapa, mostra que tudo pode ser uma questão de dar o primeiro passo.

A jovem, atualmente, é estagiária de Compliance Global na empresa CEVA Logistics. Porém, esta não foi sua primeira experiência profissional. Sua trajetória começou fora de sua área de atuação, em uma empresa de telemarketing, com a proposta de ingressar o quanto antes no mercado de trabalho e, com isso, ganhar experiência e quebrar algumas barreiras pessoais.

“De início, logo no segundo semestre da faculdade, decidi iniciar no mercado de trabalho. Como o estágio na área não apareceu de imediato, já que a grande maioria solicitava alguma experiência profissional, decidi por escolha própria enfrentar uma jornada que me traria grande bagagem, principalmente em questões de trabalho sob pressão, experiência com o público e me tornaria mais comunicativa”, explicou Gabrielle.

Para se preparar para os processos seletivos e se ‘soltar’ um pouco mais, a estudante decidiu participar das iniciativas desenvolvidas pelo Centro de Desenvolvimento de Carreiras (CDC) da ESEG. Para ela, isso a ajudou bastante na preparação para o mercado de trabalho.

“Lembro de simular uma entrevista com a Simone [coordenadora do CDC]. Foi a primeira ‘entrevista’ de emprego que experienciei. Ela deu várias dicas para não ficar nervosa ou sobre como falar no processo seletivo para impressionar o recrutador. Fui em uma palestra que a ESEG promoveu junto com uma grande empresa de tecnologia, a Stefanini, onde recebemos dicas da estagiária e como ela passou no processo seletivo de uma grande empresa”, relembrou a estudante.

Em abril deste ano, chegou o momento de Gabrielle iniciar o estágio na sua área de atuação. O novo desafio pareceu um pouco assustador, mas serviu de motivação para que ela se firmasse como estagiária de Compliance Global, na CEVA Logistics.

Mesmo afirmando ser “uma experiência desafiadora, ousada e às vezes até amedrontadora”, a jovem se vê empolgada e pronta para superar desafios. “Neste meu primeiro estágio, tive como principais tarefas atuar como preposta em audiências presenciais ou virtuais, fazer acompanhamento de processos e controle de prazos para as advogadas que me supervisionavam. Foi uma jornada um tanto quanto difícil, mas essa experiência possibilitou me firmar no cargo que desfruto agora”, destacou Gabrielle.

A nova etapa da vida chega repleta de desafios, mas que ficaram menores graças ao preparo que a ESEG possibilitou à jovem. A importância de uma formação de alto nível se coloca à prova no mercado de trabalho, onde a teoria se justifica na prática.

A experiência vivenciada por Gabrielle demonstra a diferença que a Faculdade ESEG faz na formação de seus alunos, garantindo o preparo necessário para um futuro promissor. A história dela também serve de inspiração para outros estudantes e mostra como é importante estar preparado para o ingresso no mercado de trabalho.

“Com toda certeza, a ESEG sempre demonstrou total apoio para os alunos na questão profissional. Meu coordenador de curso e a coordenadora do CDC foram sempre muito prestativos para me ajudar a alcançar o que eu almejava profissionalmente”, ressalta Gabrielle, que se sente orgulhosa do caminho que trilhou, mesmo em um curto tempo. “Se você tem condições de começar em um estágio apenas pela carga profissional e acadêmica que você vai ganhar, não pense duas vezes, porque vale a pena”, completa.

Histórias como esta são comuns de vermos. Isso nos mostra que, às vezes, só é preciso dar o primeiro passo.

Se você também deseja compartilhar um pouco de sua Jornada Profissional, envie um e-mail para comunicacao@eseg.edu.br.