No último dia 22 de outubro, os alunos da Faculdade ESEG, do Grupo Etapa, tiveram a oportunidade de assistir a uma palestra com temas importantes e atuais sobre Macroeconomia e Meio Ambiente, com a participação especial do renomado economista brasileiro e Mestre em Teoria Econômica Bráulio Borges.  

A palestra trouxe debates importantes para nossos alunos. Um dos pontos citados foi a importância na diminuição do carbono na atmosfera, assunto bastante debatido por governos mundiais, visando a preservação do nosso planeta e a redução dos estragos na camada de ozônio.

Segundo o palestrante, atualmente o mundo já sofre com o impacto do aquecimento global e alguns países já sentem os efeitos negativos, como já acontece até mesmo com o Brasil. A cada ano que passa, nosso país seca mais, tendo menos chuvas. Isso é um reflexo dos problemas ambientais que cercam nossa pátria, mas que são causados, majoritariamente, pelo desmatamento da floresta Amazônica.

Entretanto ainda há luz no fim do túnel. Enquanto outros países correm atrás de “energia limpa”, focando em carros elétricos, que trazem menos liberação de gases poluentes no ambiente, o Brasil está muito à frente nesses assuntos. O país já vem investindo em “energia verde” há pelo menos 10 anos, dando boa vantagem quando o assunto é descarbonização.

Outro ponto marcante na palestra foi quando Bráulio afirmou que os problemas de poluição do Brasil possuem um único culpado: o desmatamento da floresta Amazônica. Na visão do mestre, cortar árvores desenfreadamente faz com que a própria natureza crie mais gás carbônico, além de deixar o tempo mais seco, reduzindo as chuvas no nosso país. Ao acabar com o desmatamento, o Brasil conseguiria se tornar um dos países menos poluentes do mundo.

Após a palestra, foi aberta uma interação com os alunos para que pudessem trazer dúvidas e debater os assuntos abordados. Foi um momento importante para os discentes terem contato direto com o especialista e motivando-os a entrar de vez em tudo que foi compartilhado.

O professor de Economia da Faculdade ESEG, Robson Pereira, foi o responsável pelo convite ao Bráulio para palestrar aos alunos e enriquecer o conteúdo ministrado em aula. “O Bráulio é um profissional completo, bastante versátil e tem a capacidade de falar bem de diversos assuntos da Economia. Ele abrilhantou a aula trazendo pesquisas, dados e reflexões muito importantes sobre este tema, que, cada vez mais, precisa estar na agenda dos economistas e de toda a sociedade”, destaca o docente.

Por fim, o professor Caio Vioto, de História da Econômica, comentou sobre a relevância dos assuntos abordados durante a palestra e o impacto aos alunos da ESEG: “São temas bastante atuais e cada vez mais presentes no nosso cotidiano e nos cursos, seja Administração ou Economia. Então, este bate-papo com o Bráulio foi bastante enriquecedor aos alunos, pois ele é um economista bastante presente no debate público brasileiro, que discute questões de políticas econômicas recentes”.

Iniciativas como essa demonstram a preocupação da Faculdade ESEG em trazer para dentro da sala de aula temas atuais e que aprimorem a formação de nossos alunos para estarem prontos para o mercado de trabalho atual.