Em 28 de setembro, a ESEG - Faculdade do Grupo Etapa deu mais um passo para o fortalecimento de seu pilar de internacionalização com a realização de uma palestra virtual para os alunos do Mestrado em Gestão de Recursos Humanos da UCEL (Universidad del Centro Latino Americano), localizada na Argentina.

O evento foi conduzido pela Profa. Dra. Adriana Restelo, coordenadora do programa de mestrado da UCEL (estabelecida na cidade de Rosário) e contou com o envolvimento de 15 estudantes e membros da equipe acadêmica da UCEL. Na ocasião, Dimas Ferreira, diretor acadêmico da ESEG, pode compartilhar ensinamentos sobre liderança e gestão a todos os participantes.

A iniciativa faz parte de uma colaboração acadêmica mediada pelos escritórios internacionais de ambas as universidades, com o intuito de enriquecer o repertório acadêmico e cultural dos alunos, além de promover discussões relevantes sobre gestão e liderança sob a perspectiva brasileira.

Durante as duas horas de palestra, foram abordados temas centrais para o desenvolvimento de competências em gestão de recursos humanos, com foco em liderança no contexto multicultural. Dentre os tópicos discutidos, destacaram-se:

• Liderança de equipes em ambientes multiculturais, explorando as diferenças culturais e a necessidade de adaptação de líderes a contextos diversos;
  • A relação entre estrutura organizacional e liderança, enfatizando como a hierarquia e a organização interna das empresas impactam diretamente a liderança de times;
  • Planos de ação para a melhoria do clima organizacional, com destaque para práticas estratégicas e políticas que podem ser adotadas para fortalecer a atuação de líderes;
  • Competências essenciais para empresas argentinas em 2027, discutindo habilidades que os profissionais deverão desenvolver para enfrentar os desafios futuros no mercado argentino.

A Profa. Vanessa Martins, responsável pelo setor internacional da ESEG, destacou a importância desse tipo de ação colaborativa: “Ações como esta evidenciam a troca constante de conhecimentos, sendo a ESEG parte de uma comunidade de alto nível e aprendizagem em escala mundial”, destaca.

O convite foi realizado por meio da conexão acadêmica da professora Vanessa com a UCEL, reforçando a importância de parcerias para fomentar o intercâmbio de conhecimento entre instituições internacionais.

Essa colaboração reflete o compromisso da ESEG em proporcionar aos seus alunos experiências globais e em preparar líderes para atuar em um cenário cada vez mais dinâmico e interconectado.