No sábado, 23 de agosto, a Faculdade ESEG, do Grupo Etapa, celebrou a formatura das turmas de Administração e Engenharia de Produção do primeiro semestre de 2025. O evento reuniu estudantes, familiares, convidados e professores em uma cerimônia realizada no Auditório J3, no Campus Ana Rosa.


A celebração iniciou com a recepção dos formandos, que receberam as becas e puderam registrar o momento com fotos oficiais ao lado de familiares e amigos. Thiago Barran Magalhães, formando de Engenharia de Produção, contou como foi sua jornada na ESEG. “A rotina foi intensa, com provas, trabalhos e apresentações, mas isso me ensinou a criar hábitos de estudo que levo também para a vida pessoal, para o trabalho e até para os momentos livres. Essa disciplina despertou em mim uma garra de sempre seguir em frente, e esse é um dos maiores aprendizados que carregarei comigo”, afirmou o agora egresso.


Entre fotos, conversas e abraços, os estudantes transbordavam sentimentos de alegria, expectativa e sensação de dever cumprido, como relatou Isabelle Araújo Reis, formanda de Engenharia de Produção. “Comecei minha graduação há bastante tempo e precisei fazer uma pausa, mas consegui retornar e hoje estou concluindo esse ciclo. Da ESEG, levo boas lembranças, amizades e, principalmente, todo o aprendizado que me transformou como pessoa. Os professores tiveram papel fundamental nesse processo, ajudando no meu crescimento pessoal e profissional”, destacou.


A mesa solene contou com a presença do coordenador de Projetos Educacionais, Luiz Alberto Neves Filho; da paraninfa da turma de Administração, Melissa Schleich; do professor homenageado de Administração, Fernando Pablos; do paraninfo de Engenharia de Produção, Leonardo Macarrão; do professor homenageado de Engenharia de Produção, Edgard Rodrigues; e do funcionário homenageado da secretaria acadêmica, Jaime Croppo, da secretaria acadêmica.


Após a entrada dos formandos e a execução do Hino Nacional, os professores destacaram a importância do momento em seus discursos. Na sequência, os alunos oradores subiram ao palco e compartilharam palavras emocionadas sobre os anos vividos na ESEG. Também houve espaço para homenagens e premiações a pessoas que marcaram a trajetória dos estudantes.


O coordenador dos cursos de Engenharia de Produção e Engenharia de Computação, Fernando Kakugawa, expressou seus sentimentos ao participar de mais uma colação. “É uma sensação de dever cumprido. A vida é feita de etapas, e esta é uma delas. É preciso celebrar o que se encerra e já começar a planejar o que está por vir”, afirmou.


Ao final do evento, após as homenagens e premiações, os formandos se reuniram à frente do palco para a tradicional entrega de rosas aos familiares, em sinal de gratidão pelo apoio durante toda a jornada acadêmica. Também foi o momento do juramento das profissões e da entrega dos certificados. E, por fim, em um dos instantes mais aguardados, os alunos lançaram seus chapéus ao alto, simbolizando o fechamento de um ciclo.


O coordenador dos cursos de Administração e de Economia, professor José Guilherme, também celebrou a conquista das turmas. “Esse momento sempre traz uma felicidade imensa. São alunos com quem convivemos durante anos e foi gratificante acompanhar seu desenvolvimento, aproveitando tudo o que a faculdade oferece. Cada um deles tem muito talento e um futuro brilhante pela frente”, ressaltou.


Além das homenagens, foram entregues as premiações aos estudantes que se destacaram ao longo da graduação:


  • Melhor Trabalho de Graduação – Administração: Lucas Eiji Handa Iamamoto, pelo trabalho “Workshops Orientais e Saúde Corporativa: Validação de Proposta de Valor”, orientado pelo professor Dr. Paulo Kazuhiro Izumi.

  • Melhor Trabalho de Graduação – Engenharia de Produção: João Vitor Basili, pelo trabalho “Cometa: Protótipo de aplicativo web para automação de operações comerciais”, orientado pelo professor Fernando D’Agostini Y Pablos.

  • Melhor Desempenho Acadêmico – Administração: Murillo Vicentini.

  • Melhor Desempenho Acadêmico – Engenharia de Produção: Beatriz Alves Lima.

  • Menção Honrosa – Engenharia de Produção: Lucas Gaboardi Vultão, pela conquista da nota máxima no Trabalho de Graduação “Precificação imobiliária com aprendizado de máquina: estudo de caso de uma imobiliária brasileira”, orientado pelo professor Carlos Yuzo Shine.

Aos nossos formandos, desejamos muito sucesso nesta nova etapa e que todo o conhecimento adquirido na Faculdade ESEG seja um diferencial em suas jornadas profissionais!