O sábado, 24 de agosto, foi dia de celebrar a conquista dos nossos Administradores, Economistas e Engenheiros de Produção formados em 2024.1. A Colação de Grau reuniu amigos, familiares, docentes e colaboradores da ESEG - Faculdade do Grupo Etapa no auditório J3 do Campus Ana Rosa, onde compartilharam o momento em que os formandos passaram formalmente de alunos para profissionais.

O diretor Acadêmico da ESEG, Prof. Dimas Ferreira, deu início à cerimônia onde agradeceu a presença de todos e, logo em seguida, o mestre de cerimônia, Angelo Vieira, falou sobre o momento de celebração: "Hoje, estamos aqui para reconhecer cada esforço coletivo e individual e vibrar com este ato tão importante, a formatura".

A mesa solene foi composta pelo Prof. Dimas Alberto Ferreira, Diretor Acadêmico; Prof. José Guilherme Ferraz, coordenador dos cursos de Administração e de Economia; Prof. Fernando Ryoji Kakugawa, coordenador do curso de Engenharia de Produção; Prof. Edgard Rodrigues, paraninfo da turma de Administração; Profa. Romane Fortes, paraninfa de Economia; e Prof. Leonardo Macarrão, paraninfo de Engenharia de Produção.

Após a execução do hino nacional, o formando de Administração, Caio Barreto Torres, fez um discurso em nome de todos os alunos, sobre as alegrias, dificuldades e superações ao longo dos anos de graduação. "Todo esse processo foi difícil, mas hoje, a gente vê que tudo valeu a pena. Eu gosto de ressaltar uma palavra: gratidão. Agradeço a todos os professores da ESEG que foram fundamentais para nós estarmos aqui hoje", ressaltou o formando.

Logo após, o paraninfo da turma de Administração, Prof. Edgard Rodrigues, fez o uso da palavra: "Hoje celebramos a conquista de um diploma e, mais além, o início de uma jornada repleta de oportunidades, pois esse diploma é um passaporte para incontáveis possibilidades profissionais".

Dando continuidade, a paraninfa de Economia, Profa. Dra. Romane Fortes, deixou um conselho. "O momento os chama para a responsabilidade e ao sentido do coletivo. Além de celebrar, meu conselho é que atuem sempre com retidão e ética e pensem na sociedade como um todo, pois somos um país diverso. Levem consigo a humanidade e estudem. Nunca parem de estudar, pois aprender é viver", reforçou.

O Prof. Leonardo Macarrão, paraninfo da turma de Engenharia de Produção, também deixou uma mensagem aos formandos: "Todas as dificuldades vividas até aqui servem para fortalecê-los e prepará-los. Na ESEG, conseguimos ter uma proximidade e interação para acompanhar a evolução de cada um. Isso me dá a completa certeza de que vocês estão muito bem preparados".

A Colação também foi marcada pelas homenagens especiais concedidas aos docentes: Prof. José Guilherme Campos pela turma de Administração; Prof. Adriano Giacomini Morais, pela turma de Economia; Prof. Thales Roberto Sakamoto, pela turma de Engenharia de Produção. Já a sra. Marilene Tenório Cavalcante foi escolhida pelos estudantes como colaboradora destaque, por ter participado ativamente de toda a trajetória dos alunos na ESEG.

Mas as emoções não pararam por aí. A formanda Pamela Gonçalves Pereira fez um lindo discurso em homenagem aos pais, amigos e familiares: "Quando duvidamos do nosso potencial, recebemos uma palavra de incentivo, um abraço reconfortante e vocês nos mostraram que não estávamos sozinhos e que valia a pena continuar".

Após o momento de homenagem aos pais, que seguiu com a entrega de rosas aos presentes, os agora egressos fizeram os juramentos de cada profissão e seguiram para a entrega dos certificados de conclusão de curso.

Antes do término da cerimônia, foram entregues também as premiações de Melhor TG (Trabalho de Graduação) e Melhor Desempenho Acadêmico para cada uma das graduações.

No curso de Administração, o Melhor TG ficou com Leonardo Girotto Bariani, com o tema "Instrumentos de crédito e agronegócio: estudo das relações do mercado de crédito e das principais métricas do setor", orientado por Melissa Velasco Schleich. O prêmio de Melhor Desempenho Acadêmico ficou com Pedro Henrique Borchis da Silva.

Já no curso de Economia, o prêmio Melhor Desempenho Acadêmico ficou com Matheus Erustes Stirbolov. E, por fim, no curso de Engenharia de Produção, Diego Martins Leite ficou com a premiação de Melhor TG com "Gestão integrada da qualidade e segurança corporativa: uma abordagem para melhoria contínua em instituições financeiras", orientado por Jean Pierre Garcia, e a agora egressa, Julia dos Santos Sales, com o título de Melhor Desempenho Acadêmico.

Para encerrar a cerimônia, o Prof. Dimas Ferreira deixou uma mensagem aos agora engenheiros, economistas e administradores: "Vocês possuem ferramentas para liderarem e atuarem em qualquer dificuldade que aparecer pela frente. Sejam líderes, façam o nosso futuro e estudem sempre".

A ESEG parabeniza o esforço, a dedicação e a superação de cada um dos nossos formandos, com a certeza de que estão prontos para enfrentar os desafios do mercado de trabalho com confiança e competência.