Inspirar, desafiar e transformar talento em performance: foi com esse espírito que a Faculdade ESEG, do Grupo Etapa, promoveu, no último dia 20 de maio, um simulado preparatório para que seus estudantes estejam prontos para as competições de programação.
A ação faz parte da iniciativa Speedy Coders, um dos projetos do programa ESEG Tech & Business, e tem como foco principal a preparação dos alunos para a Maratona de Programação da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), que ocorre anualmente.
Durante a atividade, os estudantes foram divididos em grupos de três participantes e enfrentaram uma série de desafios de lógica e programação, dentro de um tempo limite, simulando as mesmas condições da competição oficial. A dinâmica exigiu agilidade, raciocínio rápido e trabalho em equipe.
“Este foi o primeiro simulado dessa turma, com a proposta de preparar e ambientá-los para a competição”, explica o professor de Engenharia de Computação e líder da iniciativa, Bruno Moritani.
A experiência serviu como um importante termômetro para os alunos entenderem o ritmo e os desafios da competição. Para Rafaela Castro, estudante de Engenharia de Computação, a ação foi muito interessante, principalmente para ter uma ideia sobre como será no dia da competição. “Acredito que o fato de ter pouco tempo foi uma loucura e, para o campeonato, vimos que teremos que ter mais preparo”, destacou.
Outro participante, Miguel Vieira, também reforçou a importância do treino: “Achei muito boa a ideia do projeto, principalmente a parte do preparo. Deu para perceber o quanto precisamos nos preparar para a competição real, pois o tempo é curto e também tem a pressão. Foi gratificante desenvolver e ver os resultados dando certo”.
Novos encontros serão realizados nos próximos meses, com todo apoio da Faculdade ESEG, que segue comprometida em oferecer aos seus alunos oportunidades práticas para que se destaquem em grandes desafios acadêmicos e profissionais.