Os alunos e egressos da ESEG vivenciaram, entre os dias 17 e 19 de setembro, uma rica experiência de networking e muita troca de conhecimento durante a 2ª Feira de Carreiras, conduzida pelo Centro de Desenvolvimento de Carreiras (CDC) da Faculdade do Grupo Etapa. As atividades exploraram temas associados ao mercado de trabalho, trazendo histórias de sucesso de grandes profissionais, assim como disponibilizaram o contato direto com renomadas empresas, com ofertas de vagas de emprego, trainee e estágio.

No primeiro dia, os participantes puderam acompanhar a mesa-redonda conduzida pelo coordenador das graduações de Administração e de Economia, Prof. José Guilherme Campos. Compuseram a mesa a advogada e coordenadora de privacidade da Drogaria São Paulo, Carina Gimenez; a gerente de produto pleno da Riachuelo, Juliana Pereira Meyer; e o egresso da ESEG e gerente de transportes da Amazon, Lucas Colla. Os especialistas compartilharam suas jornadas profissionais e acadêmicas, além de darem dicas para aqueles que desejam seguir carreira também no setor de varejo.

Durante a apresentação, Juliana reforçou a importância da sinergia entre os diversos setores em uma empresa. “Nesse ramo, a equipe de varejo é o coração da operação, mas vive em contato com várias outras áreas dentro [da companhia]. Então, a gente precisa se comunicar com o Marketing, com o Jurídico, a Logística e com outros departamentos. Além de explicar e entender métricas que também são importantes para eles”, destacou.

Para concluir a mesa-redonda, foi aberta uma sessão de perguntas e respostas, em que os presentes puderam esclarecer suas dúvidas diretamente com os palestrantes, seguida por um sorteio. O aluno de Administração, Luiz Borges, foi quem levou para casa um moletom da ESEG.

“Desde que pisei na Faculdade, senti o comprometimento da ESEG com o aluno. A cada experiência que vivo aqui dentro, só reforça esse sentimento do primeiro dia. Meu sonho é trazer minha família para estudar aqui comigo. Antes já vestia a camisa, agora visto o moletom”, brincou Borges, contando a boa relação com a ESEG, e ainda reforçou: “Eu acho a Feira de Carreiras maravilhosa, assim como os outros eventos também. Sempre comento com meus amigos e família que é muito bacana essas iniciativas”.


Desafios e oportunidades profissionais

O segundo dia do evento (18/09) trouxe para discussão a visão das operações de startups a partir da palestra ministrada por Pedro Rugoi, ALM & Corporate Finance Sr Coordinator do iFood (área mais popularmente conhecida como Tesouraria). 

Com o tema "Decolando na carreira: desafios e oportunidades em startups", a palestra instigou os estudantes ao falar da liberdade e autonomia que os colaboradores têm no iFood, mas também, sobre a pressão quanto a responsabilidade perante suas escolhas frente a necessidade de reconhecer seus erros e buscar corrigi-los.

Rugoi compartilhou sua experiência com a cultura inovadora da empresa e apresentou o conceito de times para projetos “jet ski”, criados para implementar boas ideias que podem ou não virar grandes projetos. O termo “jet ski” foi aplicado para esses casos, já que dá para chegar longe rapidamente, ao entender de forma ágil se a sugestão é usual a longo prazo ou não.

Na ocasião, os alunos e egressos também puderam direcionar suas perguntas ao palestrante e ter suas dúvidas esclarecidas. Vitor Neri, aluno de Economia, teve a oportunidade de questionar sobre as interações de Rugoi com a geração Z e também solicitou dicas para quem está ingressando agora no mercado de trabalho.

“Vou falar para vocês o conselho que dou aos meus irmãos, que também são da ‘geração Z’: não é fácil e vocês vão se frustrar, como todos se frustraram no mercado de trabalho. Mas isso é normal. Balizem as expectativas e entendam que não existe apenas um caminho para ser seguido e, que isso, é só uma parte da carreira de vocês! Não se comparem e respeitem o tempo das coisas acontecerem. Se você chegar hoje em uma empresa, não é amanhã que você estará como CEO, mas com o tempo isso pode acontecer!”, reforçou Rugoi.

Ao término da palestra, os presentes puderam participar de um novo sorteio. Na ocasião, o aluno de Engenharia de Computação, Nicolas Cesar Pereira, foi o ganhador do moletom da ESEG.

 “Ontem vi o aluno ganhando [o moletom] e fiquei chateado, porque queria muito ter ganhado, mas não tive a sorte. Hoje, eu falei que seria meu e fiquei muito feliz quando vi meu nome no sorteio”, comemorou o estudante, enquanto seus amigos riam surpresos.


Feira de empregabilidade

O último dia do evento reuniu diversas empresas reconhecidas no mercado para apresentarem seus serviços e história, além de oferecerem vagas de emprego, trainee e estágio aos presentes.

Estiveram presentes na feira de empregabilidade representantes das empresas: Scanntech Brasil, Stefanini, Nube (Núcleo Brasileiro de Estágios), LWSA (Locaweb), IEST Group, Espaçolaser, SBK-BPO, WallJobs, CIEE, JW Marriott Hotel São Paulo, 99Jobs, Companhia de Estágios, Grupo Salus, ABES, Fluid Feeder, TAM.

Com isso, alunos e egressos tiveram contato direto com o mercado de trabalho, acessaram portais de vagas e puderam receber também os brindes entregues pelas empresas. Durante a ação, a empresa Scanntech Brasil disponibilizou um óculos de realidade virtual (VR) para que os presentes pudessem visualizar, de uma forma interativa, uma das frentes de atuação profissional, a de inteligência de mercado. Ao colocar os óculos, o usuário se deparava com um supermercado e entendia que, com uma simples estratégia de alterar um produto de determinada prateleira para outra, poderia aumentar significativamente suas vendas.

Ao longo dos três dias, estudantes tiveram a oportunidade de ampliar o conhecimento e fortalecer o networking com ótimos palestrantes, além de conhecerem as diversas oportunidades profissionais disponíveis para ingresso no mercado de trabalho.

Para ficar por dentro de tudo que acontece na ESEG - Faculdade do Grupo Etapa, nos acompanhe nas redes sociais.