Nos dias 13 e 14 de junho, a ESEG – Faculdade do Grupo Etapa realizou o workshop “Simula ESEG – Carreiras Públicas”, promovido pelo Centro de Desenvolvimento de Carreiras (CDC). O evento recebeu profissionais do serviço público das áreas de Direito, Economia e Tecnologia, com o objetivo de apresentar aos alunos as principais possibilidades de atuações, os planos de carreira e como organizar-se para os concursos.
O primeiro dia foi marcado pelas presenças do Dr. José Rubens Andrade Fonseca Rodrigues, procurador do Município de São Paulo aposentado; Tarcisio dos Santos, integrante da Diretoria de Auditoria Interna do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo; e a Profa. Ma. Rejane Araújo, docente de Economia na ESEG e assessora técnica comissionada da Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo.
Na ocasião, os alunos demonstraram bastante interesse no tópico relacionado aos concursos. Tarcisio aconselhou os estudantes a primeiro escolher a área e órgão que desejam atuar, pesquisar provas anteriores e, em seguida, iniciar seus estudos, mesmo que o Edital ainda não tenha sido publicado. Segundo ele, estudar de forma antecipada e constante são essenciais não só para a aprovação, mas também porque conhecimento é uma soma e nunca se perde.
O Dr. José Rubens reiterou a importância de conversar com servidores públicos a fim de analisar se as atividades estão de acordo com o que se está buscando. Sobretudo, reforçou a importância de aproveitar o máximo de conhecimento que os professores da graduação oferecem, uma vez que tempo é algo precioso e não volta. Tarcisio também contou sobre as diversas áreas que percorreu ao longo de seus 42 anos de experiência no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Com isso, pode evidenciar que o serviço público abre um leque imenso de atuações não só para o Direito, mas também para os outros cursos superiores da ESEG.
No segundo e último dia do encontro, os convidados foram o Prof. Dr. Fernando Umezu, coordenador e docente do curso de Economia da ESEG e analista do Banco Central do Brasil; e Fernando D'Agostini Y Pablos, desenvolvedor full-stack do Sistema de Gestão Administrativa na Coordenação-Geral de Transformação Digital da União.
O Prof. Dr. Fernando Umezu contou sobre sua carreira de quase 30 anos no serviço público e revelou aos alunos uma iniciativa muito interessante do Banco Central do Brasil. Trata-se do Programa de Pós-graduação, no qual o órgão financia os estudos de seus servidores, desde que o objeto de pesquisa se enquadre na lista de interesses selecionados pela própria instituição. Além disso, o desenvolver Fernando Pablos frisou que as formações em cursos de pós-graduação, como Especialização, Mestrado e Doutorado, aumentam a remuneração do servidor, evidenciando que a gestão pública incentiva fortemente o desenvolvimento acadêmico de seus funcionários.
Para os estudantes, o evento foi bastante positivo, pois tiveram a rica oportunidade de conversar com grandes profissionais do serviço público, solucionaram as principais dúvidas em relação aos concursos e conheceram algumas atuações e benefícios da carreira. É a partir de aprendizados como esse que a ESEG – Faculdade do Grupo Etapa acredita que seus estudantes poderão escolher seguramente o setor que mais se identificam, seja o público ou o privado.