Evento promoveu uma atividade imersiva com calouros e convidados

A ESEG - Faculdade do Grupo Etapa realizou na última quarta-feira, 16/11, a aula aberta “Profissões do Futuro e Criatividade Aplicada”, a qual possibilitou a calouros e estudantes do ensino médio, que estão em busca de uma graduação, a oportunidade de vivenciar a experiência acadêmica de forma prática e dinâmica.

A noite teve início com o docente da ESEG e consultor em gestão de carreira e negócios, professor Edgard Rodrigues, que explicou como as profissões vêm, ao longo dos anos, passando por mudanças e, algumas, até mesmo deixando de existir. Diante deste cenário, o educador reforçou a importância de levar em conta uma série de fatores antes da escolha por uma profissão. “Precisamos equilibrar razão e emoção na decisão, pois as possibilidades são infinitas. Porém, é importante estarmos atentos às necessidades e possibilidades futuras do mercado”. Para ele, os campos mais propensos ao crescimento estão diretamente ligados a tecnologia, saúde, meio ambiente e sociedade. Neste sentido, as Engenharias e as áreas relacionadas a Tecnologia da Informação, Ciência de Dados e Robótica são as que mais apresentam incremento.

A ESEG, sempre atenta às demandas do mercado de trabalho e em busca de garantir aos seus alunos um ensino forte e atual, trabalha em todos os seus cursos a visão tecnológica, aliando as habilidades digitais ao ensino tradicional, assim como reforça skills, competências e habilidades pessoais e profissionais em seus alunos. Outro diferencial dos programas da ESEG é a concessão de certificação em Data Science e Skills, de modo que os estudantes já se formem com a tecnologia inserida na profissão, fortalecendo o currículo e preparando os alunos para a revolução 4.0, onde a previsão é de que tudo esteja conectado, principalmente homem e máquina.

Para Guilherme Gomes, calouro de Economia, o evento possibilitou muita conectividade. “Pude conhecer e trocar ideias com futuras alunas do curso de Direito. Essa demonstração prática sobre como será a realidade universitária, já traz uma luz mais clara para muitas pessoas. Ter esse primeiro contato é muito importante, principalmente para aqueles que estão no momento da escolha por uma profissão”.

Mais que saber a profissão, é preciso estar antenado às tendências de mercado e se preparar para as mudanças que ocorrem com cada vez mais velocidade. Áreas tradicionais como Direito e Economia precisam - e devem - se manter atuais e conectadas ao mundo virtual, assim como temas importantes para a sociedade e o meio ambiente.

A Criatividade Aplicada como ferramenta de trabalho

Na segunda parte da noite, o professor Fernando Jardim, docente da ESEG e consultor em projetos de inovação, criatividade e marketing não-convencional aplicou uma dinâmica com os presentes que consistia em entender a relação entre clientes, designers e consumidores finais. Divididos entre os diversos públicos, os participantes receberam problemas fictícios (ou nem tanto assim) e foram estimulados a criarem soluções para eles, por meio da elaboração de produtos ou serviços. Os exemplos foram diversos, como um gato que passa muito tempo sozinho e precisa se alimentar, passando por questões que envolvem deficiência visual e meios de transporte até uma forma de dormir melhor para mães com recém-nascidos. Tudo isso, discutido e trabalhado em grupos compostos por clientes, que pedem o produto; designers, que precisam ser criativos e pensar em todas as etapas - da criação até a usabilidade -; até, por fim, o consumidor final.

As calouras do curso de Direito, Thatyana Gonçalves e Gabrielle Borgatto Carpejiane, tiveram a primeira experiência universitária no evento, já que ingressam na faculdade no primeiro semestre de 2023. Para elas, a ação foi um momento de muita inspiração e crescimento pessoal. Thayana disse que gostou muito da palestra, “um assunto novo, tudo muito bem elaborado. Gostei bastante da forma que aconteceu, principalmente da dinâmica, não imagina como era e foi uma surpresa”. Já Gabrielle contou que esta aula foi um primeiro passo para sua carreira, já que aprendeu mais sobre as skills e como elas são importantes para qualquer profissão.

O apoio da família é sempre fundamental na escolha pela profissão. João Pedro de Paula Marcelino, aluno do Colégio Etapa, participou da aula aberta com sua mãe, Claudia da Silva Paula, e conta que a palestra foi bem explicativa: “Consegui esclarecer diversas dúvidas que tinha a respeito de minha área de interesse (Engenharia de Computação e Ciências da Computação). Além disso, a oficina possibilitou muita interação e dinamismo, colocando a criatividade em prática”. Já para Claudia, foi um momento de entender melhor sobre os cursos. “Achei o evento bem dinâmico e interessante. Meu filho está prestando Vestibular agora e tem interesse pelos cursos de Engenharia de Computação ou Ciências da Computação. Aproveitamos a ocasião para entender um pouco melhor sobre essa área e a palestra esclareceu bastante”, disse Claudia.

Para quem quiser conhecer os cursos da ESEG - Administração, Direito, Economia, Engenharia de Computação e Engenharia de Produção - e começar a graduação no início de 2023, estão abertas as inscrições para o processo seletivo nos formatos presencial, agendado e on-line. Saiba mais: https://lp.eseg.edu.br/vestibular