Os projetos vencedores do Prêmio ESEG de Gestão foram divulgados nesta quarta-feira, 24 de outubro, em cerimônia na sede do Centro Paula Souza, em São Paulo. Os trabalhos foram premiados em quatro categorias: Controles e Processos Industriais, Gestão, Saúde e Tecnologia da Informação e Infraestrutura. Participaram do concurso alunos do Centro Paula Souza que concluirão em 2018 o Ensino Médio, o Ensino Técnico Integrado ao Médio, o Modular, o Ensino Técnico a Distância e o Ensino Superior.

O vencedor na categoria Controles e Processos Industriais foi o projeto “Estudo da Pinha de ‘Pinus Elliotti’ como Fertilizante Natural”, elaborado pelas alunas Giovana dos Santos, Isabela Gomes e Raquel da Silva. Com orientação da professora Edna Faria de Almeida, da ETEC Júlio de Mesquita, o trabalho testou o uso da pinha como substituto de fertilizantes no crescimento de plantas, em especial a alface.

Na categoria Gestão, os ganhadores foram Larissa Rufato, Matheus Diverno e Paulo Krempel, da ETEC Antônio de Pádua Cardoso. Orientados pelo professor Abelardo Oliveira, os estudantes apresentaram o projeto “PODERATUE: A Rica União entre Técnicos e Empresas”. Motivados por auxiliar o processo de contratação de técnicos pelas companhias de Batatais, o grupo criou uma ferramenta capaz de integrar a realidade das empresas ao conhecimento oferecido nos cursos técnicos.

“Sistema Autônomo de Frenagem no Metrô” foi o projeto vencedor na categoria Tecnologia da Informação e Infraestrutura. O trabalho foi produzido pelos alunos Marina Lima e Thales Carvalho, com orientação do docente Luiz Fernando Badinhan, da ETEC Bento Quirino. A escola ainda levou o prêmio da categoria Saúde, com o trabalho “Hortas para Áreas com Déficit de Alimentos”, dos estudantes Ana Paula Medeiros, Felipe Dias e Luiza Ribeiro, orientados pelo professor Jun Suzuki.

A iniciativa da ESEG, em parceria com o Centro Paula Souza, tem como objetivo dar aos estudantes a oportunidade de apresentar projetos com soluções criativas para a melhoria de processos ou produtos, por meio das mais diversas ferramentas, considerando a temática que deve envolver Engenharia e Gestão.