Programas de reconhecimento analisam palavras e estruturas mais recorrentes em notícias falsas
No dia 24 de maio de 2022, a ESEG - Faculdade do Grupo Etapa realizou uma palestra sobre a aplicação de Processamento de Linguagem Natural no reconhecimento de Fake News, ministrada pelo professor Alexandre Albano Pupo Vizotto, mestre em Economia e com MBA em Data Science and Decision. Segmento da Inteligência Artificial, o PLN se dedica a entender tecnologicamente a linguagem humana.
Ao longo da palestra, o professor introduziu conceitos básicos, como Corpus e Metadados, DTM e tidytext, além de apresentar brevemente diferentes sistemas utilizados no PLN, como Bag of Words (que leva em consideração as palavras utilizadas em determinada amostra) e Semantic Parsing (que analisa a estrutura semântica do texto de amostra). A partir desses conceitos, o professor complementa sua explicação realizando ao vivo para os alunos um processamento de linguagem.
Durante a demonstração, Vizotto apresentou processos de aplicação de fórmulas que reconhecem quais palavras são mais utilizadas em fake news e em notícias verdadeiras, a partir de uma amostra pré-determinada que servirá como base. Com as informações obtidas, o professor mostrou que é possível fazer análises sobre o conteúdo dessas notícias falsas. Ele comentou, contudo, que programas como esse ainda não são 100% precisos, especialmente por conta da carência dos dicionários em português usados para o reconhecimento dessas palavras. O processo de desenvolvimento desses dicionários no Brasil ainda é recente e, portanto, existem poucos.
O encontro foi marcado pela participação dos alunos com perguntas e apontamentos.