Egressos falaram sobre suas experiências profissionais no Brasil e exterior para mais de 200 participantes

Em 17 de agosto, às 19h, a ESEG - Faculdade do Grupo Etapa realizou a Aula Magna Aberta para oficializar o retorno das aulas do segundo semestre. No evento, egressos da ESEG e do Colégio Etapa comentaram sobre suas carreiras internacionais.

Thalita Marcondes, Leonardo Ferreira, Paulo Sinigaglia, Victor Venturi e Evelyn Willis também compartilharam como os estudos no Grupo Etapa proporcionaram desenvolvimento, conhecimento técnico e habilidades comportamentais (hard e soft skills).

“A dica que dou aos alunos é aproveitar ao máximo. Ao olhar para trás, uma das coisas mais importantes que a ESEG proporcionou foi conciliar o teórico com o prático, então aproveite ao máximo os eventos e as atividades que a Faculdade oferece”, Thalita Marcondes, engenheira de produção e trabalha no Brasil como gerente de Projetos para a McKinsey & Company - empresa de consultoria americana.

“Trabalhar na área de Consultoria proporciona diferentes experiências para aprender de tudo. O que ajudou a ter uma visão ampla foram os estágios em indústrias de plástico, aço e na própria ESEG, obtive um conhecimento diverso. Na Consultoria você nunca está na sua zona de conforto, porque sempre muda de projeto e em ambientes variados, precisa querer estar em constante aprendizado”, relata Thalita. “Hoje tenho um time espalhado por vários países e com carreiras distintas, até mesmo médicos e enfermeiros, por isso a importância de ter boa comunicação, liderança, enfim soft skills”.

Leonardo Ferreira é egresso do Colégio Etapa e estudou na Universidade de Seul e atualmente trabalha na ENTEC Eletric & Eletronic, Coreia do Sul. “A ideia de vir para cá está relacionada com a cultura do Grupo Etapa, que é de esforço, pessoas dedicadas. Aos 15 anos vi uma matéria sobre a educação na Coreia do Sul e como foi utilizada para superar o pós-guerra, e essa prioridade chamou minha atenção. O Etapa auxiliou muito minha vinda para cá, consegui uma bolsa do governo da Coreia do Sul para aprender coreano por um ano e depois entrei para a Universidade de Seul”.

Egresso de Engenharia de Produção, Paulo Sinigaglia morou na Suécia e agora está na Alemanha frente a um projeto da Sandvik Coromant. “O período na ESEG foi de muito esforço que valeu muito a pena. A proposta da Faculdade em alavancar a sinergia entre os alunos de cada curso ajuda muito, pois trocamos ideias e conhecemos outras áreas, o que ajuda na comunicação no trabalho. Por exemplo, a equipe que eu trabalho é uma das mais diversas na empresa em vários aspectos, uma mesma reunião para diferentes países precisa se adequar a cultura. Isso requer hard e, principalmente, soft skills, se você não tiver um bom relacionamento interpessoal, corre o risco de a equipe nem escutar o que você está passando. Por isso, se tem atividades extracurriculares na Faculdade, aproveite”.

Victor Venturi, egresso do Colégio Etapa, fez faculdade na Caltech e seguiu carreira acadêmica nos Estados Unidos, como pesquisador da Canergie Mellon University. “A ideia de seguir na área acadêmica foi porque eu sempre gostei muito de aprender, testar meus conhecimentos e ajudar meus colegas de classe, essa era uma satisfação e despertou em mim a questão de ensinar. A dica que dou, independentemente da carreira que seguir, tenha curiosidade, aprenda de tudo um pouco. Eu fiz Física Quântica durante a graduação, o que não tinha relação alguma com o que estudei, e hoje estou em um grupo de pesquisa que me ajuda muito ter esse conhecimento”.

Também nos Estados Unidos, Evelyn Willis - egressa de Engenharia de Produção - é coordenadora de Desenvolvimento de Supply Chain na SPX Corporation. “Durante meu trainee na GE fiquei seis meses aqui em uma dos maiores projetos que participei nesses 10 anos e aprendi muito, tive interação com muitas áreas e fiz um networking muito bom com vários níveis da empresa, do chão da fábrica à gerência. Soft skills é um diferencial para saber se comunicar em todas as instâncias. Voltei para o Brasil depois disso, mas comecei a me candidatar para vagas nos EUA, sair da GE foi difícil devido ao que aprendi em seis anos, mas foi necessário”.

O professor Marcelo Dias, coordenador-geral da Graduação da ESEG, finalizou a Aula Magna Aberta e trouxe as atividades que a ESEG tem desenvolvido, como: os núcleos de pesquisa; Fábrica de Skills; Floresta sem Fim; Eu Faço na Prática; visitas técnicas; feira de profissões; Apoio ao Aluno; e Atlética ESEG.

Assista a aula: