Entre os dias 21 e 23 de novembro, a ESEG - Faculdade do Grupo Etapa realizou a 2ª EXPO ESEG, que trouxe a apresentação dos resultados dos trabalhos dos alunos nos Núcleos de Desenvolvimento, além de palestras e projetos no Salão Nobre Leonardo Da Vinci.

No primeiro dia, o professor do curso de Economia, Robson Rodrigues Pereira, ministrou a palestra “Economia Global e Doméstica em 2023: um cenário bastante desafiador”, que destacou, por exemplo, o impacto que a pandemia trouxe para o mercado financeiro a nível global. De acordo com o docente, os desafios foram diferentes para cada país, mas todos sofreram - alguns ainda sofrem - as consequências, como perda de ações, desvalorização da moeda e menor poder de compra e venda.

Além da palestra, os alunos ainda apresentaram os projetos desenvolvidos por meio dos Núcleos de Desenvolvimento. Um deles, o “Desenvolvimento de kit didático Usinas Hidrelétricas estudos dos impactos ambientais”, teve seu protótipo em exposição e a aluna

Sabrina dos Santos explicou: “Esse é um projeto inspirado em uma usina hidrelétrica, onde simulamos o processo da água nas turbinas, como acontece a geração de energia, qual a pressão necessária de água, quanto de água é preciso. Além disso, há um modelo didático que fizemos dentro do LITE (Laboratório de Inovação Tecnológica da ESEG), que simula a passagem dos elétrons dentro do fio para gerar energia”.

Os alunos Rhian da Silva Amaral e Gabriel Neves Abreu demonstraram a implantação de um “Painel Fotovoltaico e Gestão Energética”, visando a compreensão de todos os aspectos a respeito da implantação da energia. “A energia solar vem crescendo e nosso estudo foi sobre a utilização e instalação dos painéis solares. Esperamos que, em breve, possamos aplicar na prática a instalação, inclusive aqui na ESEG”, comentou Rhian.

Também com exposição de projeto, o professor João Chang apresentou “Data Logger para experimentos com circulação extracorpórea (CEC): resultados preliminares”, máquina utilizada para operações de coração aberto, assistência cardíaca e/ou pulmonar para pacientes à espera de um transplante. O intuito deste trabalho é medir e registrar em planilha a pressão em quatro posições diferentes do circuito da CEC, calculando os seus valores médios, medir e registrar a temperatura, a vazão, a oxigenação, o hematócrito e a passagem de bolhas de ar durante a CEC. Os dados são apresentados de forma gráfica nos dispositivos do cliente (computadores, tablets ou celulares) via Wi-fi. A mensuração e registro da evolução temporal dos parâmetros pode auxiliar as pesquisas relacionadas à melhora do processo. Para o professor, este projeto irá auxiliar os profissionais no momento mais crítico da operação e minimizar os riscos.

Além destes, outros projetos desenvolvidos por alunos e professores também ficaram disponíveis na exposição ao longo dos três dias.

O metaverso e o Direito

Já no segundo dia, a professora Amanda Scalisse Silva palestrou sobre o conceito de Metalaw e o papel do Direito no ambiente do metaverso. Considerado a próxima etapa da revolução web, o metaverso traz a promessa de uma nova Internet marcada pela superação das fronteiras entre real e virtual, permitindo que o usuário tenha uma verdadeira imersão no mundo digital.

Nesse ambiente, contudo, os limites legais ainda não estão totalmente definidos. Por ser uma realidade ainda muito recente, a regulamentação das relações sociais nesse espaço enfrenta dificuldades, o que traz a necessidade de transformações na constituição. “Sabemos que essa mudança vai ser bem devagar, mas é preciso pensar nisso. E nós, como profissionais do Direito, temos que provocar essa regulamentação”, disse a professora.

Os estudantes que desejam participar dos Núcleos de Desenvolvimento e obter a oportunidade de colocar em prática projetos e ideias, devem entrar em contato com o Apoio ao Aluno ou coordenador do respectivo curso para mais informações. As inscrições são abertas para alunos de todos os cursos a partir do 1º semestre.