O Encontro de Comunicação Empresarial é organizado pelos alunos com orientação da professora doutora Karlene Campos


No último sábado, 22 de maio, foi realizado o 26º Encontro de Comunicação Empresarial da ESEG - Faculdade do Grupo Etapa. O evento, organizado pelos alunos durante a disciplina de Comunicação Empresarial, ocorreu de forma on-line e contou com a participação das professoras convidadas Virginia Prestes e Sandra Terciotti, que fizeram apresentações e foram parte da banca avaliadora.


Virginia Prestes é mestre em Administração com ênfase em Finanças e tem quase 10 anos de experiência no mercado financeiro. Palestrou sobre Finanças Pessoais aos alunos de Administração, Economia e Engenharia de Produção. A professora indicou que os motivos pelos quais precisamos entender melhor o nosso dinheiro é para “atingir objetivos de consumo, fugir do alto endividamento, planejar a independência financeira e viver bem, o que significa ter equilíbrio na vida pessoal”. Virginia provocou os ouvintes com a pergunta: “Trabalho para viver ou vivo para trabalhar?”.

“Para sermos saudáveis financeiramente precisamos gastar menos do que ganhamos, poupar parte dos recursos e investir para multiplicar. Além disso, precisamos estar preparados para adversidades e nos permitir ter prazeres de forma planejada. Por isso, devemos fazer uma gestão financeira”, completa.

Sandra Terciotti é doutora em Letras e especialista em Comunicação Empresarial, sua palestra tratou sobre o papel da comunicação na educação financeira. “O conceito de educação financeira, em suma, é um conjunto de hábitos financeiros saudáveis que contribuem para a melhoria da vida dos indivíduos, das famílias e da economia do país”, afirmou a professora.

              

“Os principais atores da educação financeira são: a família, como parte do exemplo; a escola, para reforçar os aprendizados; e a comunicação, com sites, aplicativos, redes sociais e as notícias”. Para finalizar, Sandra Terciotti declara: “O planejamento financeiro proporcionado pela educação financeira deve visar a qualidade de vida, a fim de garantir que se tenha a segurança material e as condições para uma vida feliz e uma aposentadoria confortável”.

Os alunos foram divididos em cinco grupos para tratar sobre a “Realidade Econômica do País”, “Impactos do Consumismo nas Finanças Pessoais”, “Planejamento Financeiro”, “Investimento sem auxílio de especialista” e “Investimento com auxílio de especialista”.

Composto por Guilherme Santana, Kayque Santos, Paulo Lopes, Matheus Erustes e Matheus Haas, o primeiro grupo tratou dos aspectos da economia do país e perfil do brasileiro, falou sobre os índices que são parâmetros e sua relação com investimentos. Além disso, também citaram a diferença entre educação e inteligência financeira.

              

O segundo grupo discorreu sobre quais aspectos do consumismo podem impactar na vida financeira, colocando a diferença entre consumo e consumismo. Flávia Goto, Lilia Yu, Matheus Salemi e Pedro Silva falaram sobre os aspectos do consumo consciente, que envolve a compra com vista em qual será o impacto ambiental, social e financeiro.

Aline Viana, Enzo Giovannetti, Lucas Corrêa, Mariana Cavalcanti e Sophia Shin tratou sobre o que é planejamento financeiro e qual sua importância. O grupo trouxe um exemplo fictício de um jovem de 25 anos para defender a necessidade de definir metas, ter segurança para crises financeiras, além de dar dicas para o planejamento financeiro.

              

“Investimento sem auxílio de especialista” trouxe os investimentos em renda variável e renda fixa, explicaram como funcionam as ações e a bolsa de valores e deram dicas para investir. Caio Barreto, Gabriel Queiroz, Rayan Pereira e Pedro Borchis também falaram sobre as vantagens e desvantagens de investir sem especialista.

Já o “Investimento com auxílio de especialista” foi tratado pelos alunos Alan Sousa, Arthur Mafra, Camila Leyton, Leonardo Aguri, Pâmela Gonçalves e Vitória Pimenta. Eles trouxeram o panorama geral da economia atual, quais são as dificuldades de investir, qual o papel do consultor financeiro, exemplos de investimentos, tipos de investidores e vantagens e desvantagens de se investir com ajuda do consultor. Além disso, o grupo realizou uma pesquisa com 70 pessoas para entender a relação com investimentos e a maioria nunca realizou operação por não ter conhecimento suficiente.

A banca de avaliadores foi composta pelos professores: Carlos Cerqueira, Fernando Umezu, Karlene Campos, Marcelo Dias, Sandra Terciotti, Silvia Boarin e Virginia Prestes.

A 26ª edição do Encontro de Comunicação Empresarial visou orientar a respeito de como as decisões que envolvem dinheiro impactam na qualidade de vida das pessoas. O evento, que ocorre semestralmente, contou com mais de 70 participantes. Além disso, os alunos montaram uma cartilha com dicas para começar a investir. Acesse aqui.