Os alunos do 1º semestre diurno do curso de Direito da Faculdade ESEG participaram de uma simulação de julgamento com foco em um caso de homicídio. A atividade, que representou o primeiro exercício prático de júri da turma, envolveu temas fundamentais estudados ao longo do semestre nas disciplinas de Criminologia e Teoria Geral do Direito Penal.
Na simulação, foram analisadas as possibilidades de homicídio doloso e culposo. Para isso, os estudantes se debruçaram sobre conceitos como ação e omissão, nexo de causalidade, causalidade omissiva, resultado, dolo e tipicidade – todos trabalhados previamente em sala de aula. Esses fundamentos jurídicos foram essenciais para a formulação das teses de acusação e defesa, influenciando diretamente o desfecho do julgamento simulado.
O caso escolhido para a simulação foi especialmente elaborado pela docente responsável, com base nos conteúdos abordados durante o semestre, de forma a proporcionar uma aplicação prática imediata do conhecimento teórico adquirido. Os próprios alunos puderam escolher os papéis que desempenhariam, o que garantiu maior engajamento e senso de responsabilidade na condução da atividade.
Segundo a professora Amanda Scalisse Silva, a experiência teve como proposta ampliar a compreensão dos estudantes sobre as diferentes posições no processo penal. “Foi a primeira vez que realizaram uma simulação de julgamento. A ideia é que, nas próximas atividades, eles troquem de papéis para desenvolverem habilidades técnicas variadas e entenderem as dinâmicas sob diferentes pontos de vista”, explica.
A iniciativa faz parte da proposta pedagógica da ESEG de oferecer uma formação sólida, conectada com as demandas reais da profissão. “A inserção de atividades práticas desde o primeiro semestre é essencial. Permite aos alunos perceberem, desde cedo, que os conceitos básicos são muitas vezes determinantes para a resolução de um conflito. Além disso, estimula o raciocínio crítico, a lógica jurídica e a capacidade argumentativa – competências fundamentais para a carreira jurídica”, completa a docente.
A resposta dos estudantes foi extremamente positiva. Demonstrando dedicação, responsabilidade e entusiasmo, a turma se destacou pela qualidade da simulação e pelo envolvimento com a proposta. A atividade também reforçou a motivação dos alunos para futuras experiências práticas.
Para o próximo semestre, a ESEG já planeja novas ações com metodologias ativas, incluindo práticas integradas entre as turmas de Direito e visitas técnicas a órgãos e instituições públicas. A proposta é ampliar as oportunidades de aprendizagem aplicada e promover uma formação mais completa e engajada para os futuros profissionais do Direito.