Faculdade do Grupo Etapa inaugura curso de Direito multidisciplinar e com núcleo de pesquisa

No dia 15 de março de 2021, a ESEG - Faculdade do Grupo Etapa deu início à primeira turma do curso de Direito. A graduação foi autorizada com nota máxima pelo MEC.

“Desde a ideação do curso, propomos formar não só excelentes profissionais, mas seres humanos éticos e conscientes de seu papel na sociedade”, compartilha o professor mestre Alexandre Maldonado, coordenador do curso de Direito. “Sabemos que o desafio é grande, mas estamos preparados para seguir a mesma trajetória da graduação em Engenharia de Produção, que colocou a ESEG como a melhor faculdade da cidade de São Paulo para o curso”.

A matriz curricular da nova graduação da Faculdade do Grupo Etapa visa preparar os alunos a serem profissionais com capacidade para a solução de problemas complexos e variados. “Além disso, tem como pilares o forte ensino, a criatividade, a multidisciplinaridade e a inovação. Queremos que nossos egressos em Direito dominem, por exemplo, técnicas de Inteligência Artificial para otimizar os trabalhos no meio jurídico”, afirma o professor mestre Marcelo Dias, coordenador-geral da graduação da ESEG.

“Partimos da ideia de apresentar um curso diferente, já que o modelo tradicional tem se mostrado ineficaz. O mercado de trabalho não está mais satisfeito com o perfil de bacharéis lastreados na saturada forma de ensino jurídico. Por isso, revimos esse modelo e oferecemos um curso com base em novas diretrizes, como a tecnologia, a interdisciplinaridade, os temas globais de desenvolvimento da sociedade e conteúdos mais práticos”, afirma Maldonado.

Assim como as outras áreas da ESEG - Administração, Economia, Engenharia de Computação e Engenharia de Produção -, Direito também contará com um núcleo de pesquisa multidisciplinar. No primeiro momento, a orientação será para buscar inovações nas formas de solução de conflitos. Os alunos também podem realizar estudos em Criatividade Aplicada, Economia e Finanças, Empreendedorismo, Inteligência Artificial e Robótica, Logística e Sustentabilidade.