Startups foram desenvolvidas durante o curso de Empreendedorismo e Gestão, desenvolvido pela ESEG e ministrado aos alunos do Ensino Médio
Na última quinta-feira (8), os estudantes do Colégio Etapa das unidades de Valinhos, Vila Mariana e Vila Mascote apresentaram seus projetos de empreendedorismo no ESEG Startup Summit 2022. Com transmissão ao vivo nas redes sociais da Faculdade e do Colégio, o evento foi marcado pela presença de professores e coordenadores da ESEG, que formaram a banca avaliadora, e por familiares e amigos dos integrantes das equipes finalistas que prestigiaram o encontro.
Esta foi a 10ª edição do evento, que contempla a premiação dos melhores trabalhos desenvolvidos no curso extracurricular de Empreendedorismo & Finanças, que tem duração de 30 semanas e é ministrado aos alunos do 2º ano do Ensino Médio do Colégio Etapa. Organizado pelo professor Pablo Ganassim e coordenado pelo professor Carlos Coelho, o curso tem como base o Núcleo de Empreendedorismo e Finanças da ESEG e é constituído por essas duas vertentes, em que são trabalhadas soft e hard skills, além de abordar assuntos acerca do mundo dos negócios.
Neste ano, dos 21 grupos participantes, quatro chegaram à fase final após passarem por algumas etapas eliminatórias. Durante o processo, os integrantes tiveram que lidar com diversas situações do cotidiano corporativo, incluindo reuniões on-line, apresentações para bancas formadas por profissionais de multinacionais e exposição dos projetos na MultiExpo do Colégio Etapa - evento em que os alunos apresentam os principais trabalhos acadêmicos e artísticos realizados durante o ano letivo.
Dentre os projetos concorrentes, o “Reverse”, criado pelos alunos Diana Cairiac Spina Nunes Ferreira, Giulia Emy Terada, Julia Maria, Fialho Kochi, Mariana Carvalhar Machado e Nina de Campos Veronesi, da unidade Vila Mascote, foi o estreante da noite. A iniciativa busca incentivar o aumento da reciclagem por meio de incentivos à população e maior facilidade no momento do descarte. Com esse projeto, a startup quer contribuir para um futuro com menos poluição ambiental e mais reciclagem.
Em seguida, o projeto “Alugaí” foi apresentado com a proposta de disponibilizar um aplicativo que possa conectar aqueles que têm algum objeto em casa e que raramente é usado com quem precisa usar esse objeto uma vez, por meio de um sistema de aluguel. A startup é composta pelas alunas Giovana de Castro Pontes, Giovana Montico Pellizzer e Giovanna Marie Watanabe, da unidade de Valinhos.
Já a Startup “SustenAção” surgiu a partir da ideia de criar uma plataforma que busca difundir a cultura de doação no Brasil, disponibilizando visibilidade e confiabilidade às instituições e atuando como intermediadora entre doador e donatário. O grupo, formado por Camila Haddad Segato Liguori Gaia, Letícia Gorgulho Gritti, Letícia Midori Tutida, Lucas Castro Orbite, Marcos Peixoto Manso e Victoria Tamara Helito Périgo, da unidade Vila Mariana, foi o terceiro a se apresentar, demonstrando a funcionalidade da plataforma.
Por fim, Artur Calvaro Fontenele, Daniel Soares Janzantti Sabino, Guilherme Sanches de Rinaldis, Luca Kenji Bannai, Mateus Visioli Konda e Matheus Souza Pires, da unidade Vila Mariana, compuseram o grupo da UVAC. Assim, exibiram o protótipo de um projeto focado em desenvolver aparelhos esterilizadores de ambientes, com o propósito de contribuir para a erradicação de pandemias e trazer saúde respiratória para o mundo. Nos aparelhos criados pela startup, são utilizadas luzes ultravioletas e filtros que limpam e esterilizam o ar dos ambientes, eliminando vírus e bactérias.
Para consagrar a equipe vencedora do evento, as votações foram realizadas de maneira on-line e abertas ao público, por meio de um formulário e pelo Instagram da ESEG, juntamente da decisão da banca avaliadora, composta pela Profa. Dra. Silvia Boarin, docente e coordenadora de Pós-graduação da ESEG; pelo Prof. Marcelo Dias, docente e coordenador-geral da ESEG; pelo Prof. José Guilherme, docente e coordenador do curso de Administração da ESEG; e pelo Prof. Dimas Ferreira, diretor de projetos especiais.
“Nessa fase final, o público é considerado como investidor e a banca como megainvestidores dessas startups. Sendo assim, cada investidor pode destinar seu investimento de ESEG Moneys (moeda fictícia) a cada um dos projetos participantes”, explicou o Prof. Carlos Coelho.
Após término da votação e apuração dos aportes feitos em cada startup, o ESEG Startup Summit 2022 teve como vencedor o projeto “SustentAção”, que recebeu como prêmio 8 mil ESEG Moneys como forma de investimento. Sob forte emoção, os integrantes da equipe comemoraram muito e agradeceram por todo apoio e orientação que receberam dos professores e apoiadores do projeto. “Sempre acreditei no projeto, mas tivemos problemas no início para escolher. Então, imaginar que estamos aqui agora, tendo êxito, é inacreditável. Como o Prof. Pablo disse, todo mundo aqui venceu e o grupo é impressionante. Estou feliz demais ao ver que conseguimos conquistar tudo isso, todas as etapas”, comentou Lucas Castro Orbite.
Ao todo, na fase final, foram investidos 19 mil ESEG Moneys, restando ao segundo colocado 6 mil ESEG Moneys; ao terceiro, 4 mil; e ao último, 1 mil.
Por fim, todos os grupos foram contemplados com o benefício de poderem participar da próxima edição do ESEG Startup Summit já nas fases finais da iniciativa, assim como receberão mentoria dos Núcleos de Empreendedorismo e de Economia e Finanças da ESEG, para que possam desenvolver novos aprendizados e aprimoramentos acerca de seus projetos. Além disso, terão à disposição professores especialistas para realizarem análises e orientações direcionadas sobre as áreas de atuação dos seus empreendimentos.