A área de Recursos Humanos desempenha um papel vital no sucesso das organizações, atuando como elo entre o desenvolvimento dos colaboradores e a consolidação de uma cultura corporativa forte e eficiente. Diante disto e principalmente em um cenário de constante evolução, discutir temas atuais e emergentes em RH se torna imprescindível para que profissionais e empresas estejam preparados para enfrentarem os desafios futuros.

Por reconhecer essa importância, a ESEG - Faculdade do Grupo Etapa, em parceria com o Grupo Trhoca, sediou o Congresso Paulista de Gestão de Pessoas, com o tema "Conexões Humanas: Reinventando o RH para uma Era de Mudança". O evento, que reuniu cerca de 500 pessoas, proporcionou uma plataforma para a troca de ideias e práticas que estão moldando o futuro da gestão de pessoas.

A abertura do evento ficou por conta de Isabela Cavalheiro, fundadora do Grupo Trhoca (organizador do congresso), que apresentou uma palestra a respeito de sua carreira e marca do Grupo, além de exemplificar a importância do setor em todas as empresas.

Ao longo do dia, aconteceram mais de 48 atividades, entre palestras, workshops, mesa-redonda e debates sobre os mais diversos temas, desde os mais clássicos, como engajamento de colaboradores, benefícios e formação, até temais atuais como o papel da mulher no mercado, etarismo, inclusão e diversidade, neurociência e grafologismo.

Entre os palestrantes de destaque, o professor Dimas Ferreira, Diretor Acadêmico da ESEG, abordou o tema "Liderança e Engajamento dos Colaboradores", onde trouxe dicas valiosas sobre o desenvolvimento organizacional, relação entre gestão e colaboradores, além de soluções para analisar situações de baixa performance. O professor também apresentou dados e pesquisas atualizadas sobre o mercado de empregabilidade e recrutamento.

Diversos alunos de todos os cursos de graduação da ESEG prestigiaram o evento, que serviu não apenas de aprendizado para aqueles que pretendem seguir carreira na área, como também para saber como o mercado é visto e formado por diversos profissionais. Para Maycon Matuoka, graduando do 1º semestre de Administração, ações como esta realizadas pela Faculdade trazem visibilidade ao curso, criam networking e ajudam no direcionamento da carreira, um dos diferenciais que a Faculdade do Grupo Etapa traz aos seus estudantes.

O Prof. Dimas também comentou sobre a importância da iniciativa: ''Este congresso é essencial para todos esses profissionais de RH que vieram, pois é focado em recursos humanos e o relacionamento entre as pessoas. Para a ESEG, é um prazer sediar o evento, pois isso está alinhado com todo o esforço que fazemos para apoiar nossos alunos na empregabilidade e como eles se preparam para o mercado de trabalho’’, finalizou.