Seguindo os protocolos de segurança e higiene contra a Covid-19, formandos, amigos e familiares puderam participar do evento de forma presencial

A colação de grau é um momento único na vida do estudante, pois ele passa de acadêmico para profissional. Na manhã do dia 28 de agosto, os agora egressos de Engenharia de Produção da ESEG – Faculdade do Grupo Etapa estiveram no auditório J3 para celebrar a conquista do título de engenheiros.

O professor Pablo Ganassim abriu a cerimônia agradecendo a presença de todos e discursou sobre a importância do momento. “A conclusão de um curso é certamente motivo para celebração. Afinal, representa uma conquista, o esforço ímpar de cada formando na busca pelo conhecimento e reconhecimento. E a cerimônia de colação de grau é um marco dessa celebração. É neste momento que cada formando compartilha sua alegria e expressa o reconhecimento a todos que, de alguma forma, contribuíram para essa vitória. Vitória essa que, aliás, deverá refletir na evolução de cada um, como pessoa e como profissional”, disse o docente.

A mesa solene foi composta pelos professores Marcelo Dias, Silvia Boarin, Fernando Umezu, Leonardo Macarrão, Carlos Cerqueira e pela bibliotecária Andréa Beiro.

Após a abertura oficial declarada pelo professor Marcelo Dias, presidente da mesa solene, e a execução do Hino Nacional, o formando Ronaldo Henrique Silva Moreira fez o juramento do Engenheiro, repetido pelos seus colegas na plateia. Os estudantes homenagearam o professor Carlos Cerqueira e o paraninfo, Leonardo Macarrão, além do funcionário Jaime Bertrando Croppo, colaborador que participou ativamente na trajetória dos alunos na ESEG.

Em nome de todos os formandos, a formanda Sabrina Rangel Gonçalves falou sobre a emoção da formatura presencial em um momento em que o mundo tenta se adaptar e parabenizou os cientistas pelos esforços que puderam minimizar os efeitos da pandemia. Sabrina também agradeceu aos educadores da ESEG, fazendo uma analogia entre olimpíadas e o curso, na qual todos são medalhas de ouro pela ESEG. “Os professores fazem de tudo para que nós também sejamos profissionais de alta performance e não é só nas inúmeras provas, é nada vida, para que sejamos profissionais de destaque no mercado de trabalho, no ENADE e na sociedade como um todo. Então eu comparo competir em uma olimpíada com estudar engenharia na ESEG, a gente tem que ter esse nível de exigência”, disse Sabrina.

O educador Leonardo Macarrão, paraninfo da turma, cumprimentou os novos engenheiros e falou sobre a preparação que receberam. “Vocês estão tecnicamente muito bem preparados, cada um de nós aqui (se referindo aos professores da mesa), dia após dia, procura se superar para que essa formação seja cada vez melhor. Macarrão trouxe também, em suas palavras, um pouco da experiência pessoal de 32 anos como engenheiro em indústrias e 18 anos em instituições de ensino. “A cada dia procuro ver o que eu posso fazer de melhor para trazer a vocês um pouco de tudo que eu já vivi”.

O professor Carlos Cerqueira lembrou do momento atípico que estamos vivendo e que depende de cada um fazer um mundo melhor. “Estamos aqui em mais uma colação de grau, depois de tudo que nós atravessamos. Temos um planeta completamente diferente daquele que havia no começo de 2020 e nós precisamos reconstruí-lo e quem serão os responsáveis por isso? Vocês! Imagina o tamanho da responsabilidade de fazer um mundo melhor do que temos hoje. Eu tenho certeza que vocês têm a completa capacidade de fazer isso”, afirmou Cerqueira.

Após as homenagens e discursos, foi o momento de premiar o melhor desempenho acadêmico e o melhor trabalho de graduação (TG). Os dois prêmios foram para a, agora engenheira, Cristina Reimi Yoshikawa.

O presidente da mesa diretora, professor Marcelo Dias, encerrou a cerimônia falando do orgulho que sente dos engenheiros, por terem passado por todos os obstáculos pessoais e acadêmicos e estarem ali, naquele momento, recebendo o diploma e encerrando mais um ciclo.