Os atuais engenheiros dividiram o momento especial com amigos e familiares

Após anos de muito estudo e dedicação, o momento mais esperado pelos estudantes de Engenharia de Produção finalmente chegou: a Colação de Grau. A cerimônia, que aconteceu no último sábado, dia 27 de agosto, reuniu familiares e amigos para um ato de celebração no Salão Nobre Leonardo da Vinci, da ESEG - Faculdade do Grupo Etapa, localizado no Campus Paraíso. A solenidade foi um importante marco para o encerramento dessa jornada acadêmica e o momento ideal para reconhecer o esforço de cada um dos agora engenheiros.

O evento teve a condução do mestre de cerimônia, professor Pablo Ganassim, que falou da importância da colação e do caminho dos graduandos até chegarem ali. “Este é um momento de celebração. De reconhecer a sua conquista, obtida a partir da entrega e do esforço ímpar de cada formando na busca pelo conhecimento e reconhecimento”, disse.

Participando da Mesa Solene, estiveram presentes o Prof. Me. Marcelo Dias, o paraninfo Prof. Me. Leonardo Macarrão Jr., o professor-homenageado Prof. Dr. Carlos Rogério Cerqueira Jr. e o Sr. Jaime Bertrando Croppo, do Apoio ao Aluno, funcionário homenageado pela turma. Na ocasião, estiveram também presentes o Prof. Fernando Umezu, o Prof. Dimas Ferreira e a Secretária Acadêmica, Vanessa Nardim, para juntos comemorar a conquista dos formandos.

Após a abertura oficial do evento e a execução do Hino Nacional, subiu ao palco a oradora da turma, Vivian Baena de Moraes, que relembrou algumas vivências compartilhadas entre os colegas. Entre elas, a atual engenheira destacou o período da pandemia de Covid-19, que trouxe dificuldades e a necessidade de adaptação, tanto por parte dos professores quanto dos alunos. “Não dá para saber exatamente como vai ser a nossa vida daqui para frente, o que realmente nos espera nessa jornada depois de formados. O que eu sei é que toda nossa trajetória, tudo o que aprendemos aqui na ESEG, nas aulas e com as pessoas formou nossa base e nos prepara para o futuro, que, mesmo incerto, espero que seja belíssimo”, finalizou.

Prestando homenagem aos mestres, o formando André Lucas dos Santos Ramalho contou, com humor, o quão difícil é para um professor agradar seus alunos, mas que, segundo ele, “se chegamos até aqui e estamos finalizando mais uma etapa da nossa carreira acadêmica, é porque eles têm acertado em muitas coisas. Somos muito gratos a vocês pelo exemplo de dedicação, doação, dignidade e amor”.

Em seguida, homenageando pais e entes queridos que foram importantes na caminhada acadêmica dos formandos, discursou o agora engenheiro Daniel Rizzieri Lavander, agradecendo pelos esforços exercidos por eles e pelo apoio indispensável oferecido. “Essa vitória não é somente nossa. É também de vocês que compraram a ideia de nosso sonho e acreditaram em nosso potencial. Saibam que nós somos e seremos eternamente gratos por tudo o que vocês fizeram em nossas vidas. Vocês são simplesmente tudo para nós”, disse.

Os professores Leonardo Macarrão e Carlos Cerqueira também proferiram algumas palavras aos alunos, parabenizando-os pelas conquistas e pelos desafios enfrentados até ali, desejando sucesso em seus planos futuros.

Antes da tão esperada entrega dos diplomas, a formanda Luisa Schneider Dias de Oliveira realizou a leitura do juramento.

Ao final da imposição de grau, foram entregues as tradicionais premiações da ESEG aos formandos. A recém-engenheira Vivian Moraes recebeu o reconhecimento de melhor Trabalho de Graduação (TG) pelo trabalho “Desafios para o uso do Design Thinking: um estudo de caso a partir de uma empresa de educação criativa”, já o prêmio de Melhor Desempenho Acadêmico foi concedido ao agora engenheiro Daniel Rizzieri Lavander.

Encerrando a cerimônia, o professor e coordenador-geral da ESEG, Marcelo Dias, parabenizou mais uma vez os formandos, incentivando-os a encarar a vida com empenho e positividade para, assim, crescer, evoluir e ajudar as pessoas. “Estamos sempre de portas abertas para recebê-los, voltem aqui conosco, estudem mais e venham tomar um café sempre que puderem”, finalizou.