Os especialistas e professores Luiz Durão e Rodrigo Aquino apresentaram os temas e suas aplicações.

 

Na última quarta-feira (26), a ESEG - Faculdade do Grupo Etapa realizou, de forma gratuita e on-line, a aula experimental sobre como a Inteligência Artificial (IA) e a Internet das Coisas – Internet of Things ou IoT em inglês –  se relacionam.

O professor mestre Marcelo Dias, também coordenador do curso de Engenharia de Produção, abriu o evento agradecendo aos presentes e apresentou os temas que, logo após, seriam explanados pelos professores Luiz Durão (mestre e doutor em Engenharia de Produção) e Rodrigo Aquino (Engenheiro Elétrico com ênfase em Computação e mestre em Aprendizado de Máquinas). 'A Inteligência Artificial e IoT estão muito presentes no dia a dia da faculdade, onde desenvolvemos uma série de ações na graduação de nossos alunos, incentivamos que eles participem de projetos e usem os laboratórios LITE (Laboratório de Inovação Tecnológica) e LIA (Laboratório de Inteligência Artificial)', afirma o professor Marcelo. 


Tema relevante nos dias atuais, o professor Rodrigo Aquino iniciou a aula sobre Inteligência Artificial abordando a importância dessa tecnologia para o mercado de trabalho e como os profissionais de diversas áreas precisam se capacitar para acompanharem a evolução. 'IA não é algo místico e nem a vilã que irá roubar nossos empregos. Na verdade, são modelos estatísticos em que os algoritmos fazem o aprendizado a partir dos dados apresentados em um primeiro momento', pondera o professor.

A Inteligência Artificial é trabalhada nas empresas para resolver problemas complexos, gerenciar grandes armazenamentos de dados, aumentar a produtividade e reduzir custos de acordo com programação e a interação entre o homem e a máquina. 'Na ESEG, desde o primeiro semestre são passados conceitos sobre IA nas disciplinas e ensinamos técnicas e damos treinamentos sobre essa tecnologia', explica Aquino.

Como alguns exemplos de aplicação nas profissões, a Inteligência Artificial pode ser utilizada na área médica, para exames mais assertivos e diagnósticos mais rápidos; em atendimento ao público e  prestadores de serviço, um robô pode fazer o papel de uma secretária em consultório, salões de beleza entre outros; no Direito, a tecnologia auxilia na revisão e armazenamento de documentos antes apenas impressos, onde pode-se buscar de forma rápida e prática arquivos, consultar processos antigos e leis.

A Internet das Coisas – Internet of Things ou IoT em inglês - chega para complementar a IA e garantir a melhor conexão entre o mundo físico e o digital. De acordo com o professor Luiz Durão, a IoT é considerada um grande avanço da comunicação nos últimos anos, em que estimulou uma nova base de aplicações  em um amplo campo de pesquisas, que visa melhorar a vida das pessoas. A IoT dá conectividade a objetos comuns e precisa de alguns requisitos, como confiabilidade, segurança, negócios e mobilidade. 

Alguns exemplos de aplicações são relógios inteligentes que monitoram a saúde e podem avisar médicos e familiares se uma pessoa sofre um acidente ou altera os batimentos cardíacos; na mobilidade urbana, os aplicativos de transporte ligam passageiros aos motoristas, por meio da internet, melhorando o transporte. 'Na ESEG, analisamos os processos das cidades conectadas de maneira ampla, conseguindo pensar em ideias relevantes quando se fala em 'cidades inteligentes', como carros autônomos e o uso da tecnologia nos transportes públicos. Dá para as pessoas, antes de saírem de casa, consultar se os ônibus ou o sistema de metrô estão com problemas operacionais como atraso, quebra ou, ainda, estimar a lotação e horário de partida de um ponto até a chegada ao destino'.

Antes de encerrar a aula, os educadores responderam a diversas perguntas do público que acompanhou a aula, interagindo pela internet – tecnologia tão importante que foi e está sendo de extrema importância enquanto ainda enfrentamos uma pandemia, provando, assim, que a inovação tecnológica, a Internet das Coisas e a Inteligência Artificial chegaram para ficar e mudar a forma como nos comunicamos e, também, as percepções do mundo a nossa volta.

Assista à aula completa aqui!