Ministrada pelo prof. Giovanni Pilosio, o encontro marca a comemoração do “Dia do Advogado”

Na última quinta-feira, 11 de agosto de 2022, a ESEG - Faculdade do Grupo Etapa promoveu uma palestra sobre o tema 'Flexicurity e os limites à flexibilização dos direitos trabalhistas em tempos de crise', ministrada pelo Professor Mestre Giovanni Pilosio. A exposição foi direcionada aos alunos do curso de Direito, em comemoração ao Dia do Estudante de Direito, também conhecido como “Dia do Advogado”.

Criado e desenvolvido na Dinamarca, o conceito de flexicurity busca unir interesses empresariais, pela flexibilização de direitos trabalhistas, com políticas de proteção social e capacitação profissional durante o desemprego. Diante das sucessivas crises econômicas globais, o modelo vinha atraindo interesse por prometer um aumento de produtividade nas empresas. Contudo, após sua implementação, o flexicurity mostrou-se relativamente frágil por não oferecer direitos trabalhistas a todos, aumentando o número de relações informais de trabalho e, consequentemente, agravando a desigualdade social.

A palestra teve o intuito de elucidar sobre o tema e promover o debate e a reflexão dos estudantes sob a ótica do trabalho como direito fundamental, e não como mercadoria.

Tema de estudo do Prof. Giovanni, “Flexicurity e os limites da flexibilização dos direitos trabalhistas em tempos de crise” será tópico de um simpósio acadêmico presidido pelo docente da ESEG ao lado do Prof. Fernando Couto, coordenador do curso de Direito, no VII Congresso Internacional de Direitos Humanos realizado na Universidade de Coimbra (Portugal), entre os dias 11 e 13 de outubro. Para saber mais sobre o Congresso, acesse este link.