Com três disciplinas optativas, o Fábrica de Skills terá atividades para formar profissionais que explorem todo seu potencial

Em busca de dar continuidade ao propósito pelo qual a ESEG - Faculdade do Grupo Etapa foi criada, desenvolver os alunos profissional e pessoalmente, o projeto Fábrica de Skills inicia com três “disciplinas”: Simula ESEG, Formação de Excelência e ESEG Debates. Os discentes terão formação complementar às disciplinas da matriz curricular do curso, de forma a auxiliá-los no seu crescimento em habilidades comportamentais.

“A Fábrica de Skills alia atividades teóricas e práticas relacionadas às habilidades almejadas pelo mercado de trabalho”, conta o professor Marcelo Dias, coordenador dos cursos de graduação da ESEG. “Com as três frentes, que são disciplinas optativas, traremos um amplo leque de abordagens com atividades que favorecem o crescimento acadêmico e profissional dos nossos alunos, seja no âmbito de hard ou soft skills”.

Simula ESEG trará simulações de processos seletivos e rotinas de profissões em diversos contextos. “Para conseguir vaga em uma boa empresa, além das competências técnicas, é necessário demonstrar as habilidades comportamentais avaliadas a partir de dinâmicas e entrevistas. Por isso, pensando no sucesso de nossos alunos, a disciplina busca desenvolver soft skills necessárias para o bom desempenho nas dinâmicas de grupo, assim como para uma atuação profissional de excelência de cada um”, explica o professor.

Neste semestre, serão trabalhados o Mercado Financeiro, Agronegócio, a Indústria e Consultoria. O módulo é composto por quatro atividades, uma por semana: panorama das empresas do setor e skills necessárias; estudo de um case; debate para resolução do problema apresentado no case; e simulação de um processo seletivo com feedback de desempenho, desde a análise do currículo até a performance nas dinâmicas.

A Formação de Excelência trabalhará técnicas para tornar a vida do aluno durante a graduação mais eficiente e eficaz. “A graduação é uma etapa na formação dos estudantes que exige conhecimentos mais aprofundados e uma nova dinâmica na forma de aprender. Junto aos desafios próprios dessa fase da vida, a otimização do tempo e dos estudos torna-se essencial para conciliar a faculdade com a vida profissional. Saber organizar a rotina, definir prioridades e construir saberes são aspectos importantes também na vida universitária”, afirma o professor Marcelo Dias.

A disciplina desenvolverá competências como organização, capacidade de aprendizado, métodos de estudo, motivação, autonomia, tomada de decisão, pensamento crítico e capacidade de planejamento para ações no futuro. Para isso, atividades práticas e direcionadoras fazem parte da matriz. Método de evolução acadêmica em espiral crescente e método PDCA (Plan, Do, Check e Act - planejamento, execução, verificação e ação) aliado aos estudos serão alguns dos tópicos abordados neste semestre.

Com foco em aprofundar o conhecimento em temas de interesse para a boa formação dos estudantes e proporcionar trocas de saberes, a disciplina optativa ESEG Debates trará convidados para discutir sobre tecnologia, economia, carreira, entre outros temas. Consiste em atividades interativas nas quais serão debatidos temas pertinentes à formação global e cultural das pessoas.

“Um dos grandes desafios dos profissionais é saber se comunicar com equipes de trabalho, seja em apresentações, reuniões ou no dia a dia. Os encontros serão uma forma para que o aluno possa desenvolver o seu ponto de vista, construir uma linha coerente de raciocínio e apresentá-lo de forma assertiva”, explana. “Dessa forma, também será possível com que o aluno desenvolva competências comportamentais buscadas pelos recrutadores: boa comunicação, autoconfiança, pensamento crítico, persuasão e relacionamento interpessoal”.

Para fazer a inscrição nas disciplinas do projeto Fábrica de Skills, acesse o formulário pelo link: https://bit.ly/3xpOAuq.

ESEG Debates - 10/05 - Às segundas-feiras das 17h30 às 18h20

Simula ESEG - 11/05 - Às terças-feiras das 17h30 às 18h20