Representantes das duas instituições de Ensino Superior se reuniram para traçar as novas ações acadêmicas

A ESEG – Faculdade do Grupo Etapa realizou na última quinta-feira, dia 10 de março de 2022, uma reunião de trabalho com representantes da Universidade de Coimbra, renomada instituição de ensino portuguesa, considerada Patrimônio Mundial da Unesco.

Pela Universidade de Coimbra, estiverem presentes a vice-reitora, professora doutora Cristina Albuquerque, o vice-diretor da Faculdade de Ciência e Tecnologia, professor doutor Paulo Carvalho, o provedor de estudantes e professor de Sociologia, doutor Paulo Peixoto, além de Isabel Mouta, Adriana Afonso e Cris Yin, responsáveis pelas Relações Internacionais.

O coordenador-geral da Graduação, professor mestre Marcelo Dias, o diretor acadêmico, Ricardo Hess, o coordenador do Núcleo de Sustentabilidade, professor doutor Carlos Cerqueira, a responsável pelo ESEG Internacional, Cris Tavares, e diretor administrativo, Vitor Passoni, estiveram entre os representantes da ESEG – Faculdade do Grupo Etapa.

Edmilson Motta, coordenador-geral do Colégio Etapa, Thomas Wisiak, professor de História do Colégio Etapa e Vítor Marconi e Fernanda Cossa, do Etapa Internacional, foram os convidados para falar em nome do Colégio Etapa.

O coordenador-geral, Marcelo Dias, deu início à reunião apresentando as pautas a serem discutidas. Em seguida, foi a vez do educador Carlos Cerqueira contar a sua trajetória acadêmica, que iniciou com sua formação em Química até chegar à área de Engenharia. O professor explicou como a preocupação com compostos de enxofre deu origem ao Núcleo de Sustentabilidade da Faculdade, o qual ele coordena, e ainda propôs uma pesquisa sobre Química Verde.

O professor Marcelo Dias deu continuidade à apresentação falando sobre o projeto Floresta sem Fim, cuja missão é a de conscientizar a sociedade sobre a importância das florestas brasileiras para o planeta e apontar meios de preservação e uso sustentável dos recursos naturais com base multidisciplinar e em inteligência humana e artificial.

O professor também enfatizou a importância dos Núcleos de Pesquisa da ESEG, destacando os estudos do Núcleo de Inteligência Artificial e Robótica na área de blockchain; do Núcleo de Empreendedorismo, que busca criar um indicador de melhores práticas para preservar as nossas florestas; do Núcleo de Criatividade Aplicada, que tem como intuito criar conceitos e ferramentas fundamentais para gerar valor estético de uma floresta; do Núcleo de Economia e Finanças, que visa entender quanto vale uma floresta hoje e no futuro e do Núcleo de Pesquisas Jurídicas, com foco no Direito Ambiental e em como as leis brasileiras tratam as piratarias.

Ao final, Dias falou sobre o documentário “Floresta Zero”, que mostrará como seria a Terra se não houvesse mais florestas. O vídeo será no formato de um curta metragem e está em fase de pesquisa e levantamento bibliográfico.

“Seria uma grande honra se pudéssemos ver a apresentação do documentário na Universidade de Coimbra, pois o documentário demonstra qual é o impacto de nossas ações, de como vivemos, de como nos relacionamos e isso é muito importante para nós”, afirmou a vice-reitora, professora doutora Cristina Albuquerque.

'Vejo nas propostas apresentadas uma forma de estimular pesquisas. São temas extraordinariamente importantes para nos apoiarmos em temas disciplinares”, pontuou o professor doutor Paulo Carvalho.

Para o professor Marcelo Dias, o encontro reforça uma importante parceria internacional da ESEG: 'Ao longo da graduação, é importante que alunos desenvolvam tanto conhecimento prático quanto científico. Essa parceria com a Universidade de Coimbra, porém, vai além do conhecimento prático e científico, pois permite que os estudantes vivenciem uma experiência internacional em uma instituição mundialmente reconhecida.

Em breve, os estudantes da ESEG – Faculdade do Grupo Etapa receberão mais informações sobre as atividades e pesquisas em parceria com a Universidade de Coimbra.