Convidados puderam participar do evento de forma presencial seguindo os protocolos de segurança.

A emoção estava visível entre formandos, amigos e familiares na colação de grau do curso de Engenharia de Produção, que ocorreu no sábado, 19 de fevereiro. Os agora engenheiros estiveram presentes no Salão Nobre Leonardo da Vinci – localizado no Campus Paraíso da ESEG – para celebrarem o momento em que passaram de estudantes para graduados.

O professor Pablo Ganassim, mestre de cerimônia do evento, agradeceu e proferiu algumas palavras aos convidados. 'A conclusão de um curso é certamente motivo para celebração. Afinal, representa uma conquista, representa o esforço ímpar de cada formando na busca pelo conhecimento e reconhecimento. E a cerimônia de colação de grau é um marco dessa celebração. É neste momento que cada formando compartilha sua alegria e expressa o reconhecimento a todos que, de alguma forma, contribuíram para essa vitória. Vitória essa que, aliás, deverá refletir na evolução de cada um, como pessoa e como profissional. Para a ESEG, a Solenidade de Colação de Grau também é um momento de magnitude, pois é nessa ocasião em que podemos ver refletido que o nosso compromisso com o ensino e a aprendizagem foi atingido', discursou Ganassim.

A mesa solene foi composta pelo coordenador do curso de Engenharia de Produção e coordenador-geral da Graduação da ESEG, Prof. M.e Marcelo Dias, pelo Prof. Dr. Carlos Cerqueira, pelo Prof. M.e Leonardo Macarrão e por Roberta Cavalcante, Secretária Acadêmica. Orgulhosos de seus estudantes, também estiveram na formatura a Profa. Dra. Silvia Boarin, o Prof. Dr. Fernando Umezu, o Prof. M.e Marcel Dallaqua, o Prof. Dr. João Chang e Andréa Beiro, Bibliotecária da Instituição. “Hoje é um dia muito especial, vocês terminaram a graduação em uma faculdade de excelência e estão preparados para o mercado de trabalho. Em nome de todos, desejamos sucesso pessoal e profissional”, declarou a Profª. Dra. Silvia Boarin.

Após a abertura oficial declarada pelo professor Marcelo Dias, presidente da mesa solene, e a execução do Hino Nacional, a formanda Vitória Souza Oliveira fez o juramento do Engenheiro, repetido pelos seus colegas na plateia.

Os estudantes homenagearam o professor Leonardo Macarrão e o paraninfo, professor Carlos Cerqueira, além do funcionário Jaime Bertrando Croppo, colaborador que participou ativamente na trajetória dos alunos na ESEG. Em nome de todos os formandos, Júlia Braga falou sobre a alegria do momento, as superações durante a graduação e os desafios que enfrentarão nesta nova etapa de suas vidas.

“Nos últimos anos, vocês enfrentaram uma série de desafios e conseguiram vencer. A palavra resiliência, destacada pela Júlia, retrata esse momento. Daqui em diante, vocês serão responsáveis pelas transformações e eu tenho a plena certeza que vocês estão preparados”, discorreu o professor Carlos Cerqueira.

Após discursos e homenagens, foi o momento de reconhecer os estudantes com os prêmios de melhor desempenho acadêmico e o melhor Trabalho de Graduação (TG). O melhor desempenho acadêmico ficou com a egressa Anna Carolina Lacerda Sguizzato e o prêmio foi entregue pelo professor Leonardo Macarrão. Já o melhor TG, entregue pelo professor João Chang, foi conquistado pelo agora engenheiro Eric Chang, com o tema “Quais são os principais fatores para o aumento do consumo de bebidas do segmento RTD no Brasil?', desenvolvido sob orientação do Prof. Dr. Luiz Fernando Cardoso dos Santos Durão.

O presidente da mesa diretora, professor Marcelo Dias, encerrou a cerimônia agradecendo aos presentes e parabenizando os engenheiros pelo encerramento de mais um ciclo em suas vidas, desejando sucesso aos novos profissionais.

Ao término do evento, Jorge Cassiano, pai de Eric Chang, demonstrou toda a sua emoção pela trajetória do filho no Grupo Etapa. 'Desde os primeiros anos do meu filho, o Etapa faz parte tanto da vida dele quanto da família que o envolve. Nesse sentido, nós dividimos as responsabilidades em partes iguais: o conhecimento vindo do Etapa e todo o lado de família e de questões pessoais que nós somos os grandes responsáveis. O Etapa facilitou esse momento porque propiciou que o Eric tivesse a companhia de pessoas das mais distintas heranças profissionais e familiares, o que fez que ele se tornasse um cara multipreparado para o mundo', explicou.