Encontro Nacional de Cursos de Graduação em Administração acontecerá nos dias 4, 5 e 6 de dezembro

Artigos de alunos da ESEG, faculdade do Grupo Etapa, foram aceitos para apresentação oral no 31º Encontro Nacional de Cursos de Graduação em Administração (Enangrad) entre os dias 4 e 6 de dezembro. Resultados de trabalho de conclusão de curso e avaliação de disciplina, alunos e egressos do curso de Engenharia de Produção apresentarão sobre Capacidade Sigma, Gestão de Risco, papel da liderança e inteligência emocional.

Apresentados na disciplina Manutenção e Melhoria de Produção, os artigos “Análise da Capacidade Sigma: estudo de caso em duas empresas de logística” e “Excelência Operacional: estudo de caso em gestão de risco” foram orientados pela Professora-Doutora Leila Canegusuco, que ministra a disciplina.

Caio Henrique Correia, Carlos Nascimento Souza e Maria Izabel Pequeneza, formados em Engenharia de Produção no primeiro semestre de 2020, estudaram sobre a Capacidade Sigma no setor logístico. “A ESEG nos deu a oportunidade de produção acadêmica, a professora Leila incentivou a criação desse artigo, que nos levou a explorar um espaço além das paredes da faculdade. Com toda certeza trará frutos tanto profissional quanto pessoalmente”, relata Carlos.

“A professora Leila ajudou em todas as etapas com sugestões e dicas para desenvolver melhor o tema. Ao fim, a professora Silvia se uniu na revisão do trabalho e, então, enviou ao Enangrad”, conta Caio. 'Acredito que a aprovação do artigo acaba por ser um diferencial para o currículo, pode auxiliar na abertura de portas para novos trabalhos acadêmicos e em uma seleção para possíveis pós-graduações”.

“A oportunidade tem uma soma incrível no currículo acadêmico e profissional. A ESEG nos proporciona essa oportunidade de pesquisa e desenvolvimento acadêmico, nos instigando e incentivando na criação de artigos, levando a explorar assuntos que estão no nosso dia a dia de trabalho”, afirma Maria Izabel.

Ainda no 10º semestre de Engenharia de Produção, as alunas Isabela Gaiardo, Isabella Hirose e Larissa Martins apresentarão o artigo sobre Gestão de Risco. “Para facilitar o andamento e entendimento da disciplina, buscamos aplicar o conceito Seis Sigma na área que eu trabalho, gestão de riscos em transportes”, explica Isabella.

“É sempre muito gratificante ter um reconhecimento dos nossos esforços acadêmicos e saber que conseguimos espelhar e aplicar esses conhecimentos na nossa realidade profissional” declara Larissa.

“Enxergo essa participação como uma ótima oportunidade para divulgar nosso trabalho, fruto da nossa dedicação, e o nome da nossa faculdade. Além disso, é muito interessante participar de congressos em que outros pesquisadores possuem interesse em comum. A contribuição significativa desse estudo é conseguir aplicar conceitos teóricos no ambiente profissional. A aprovação desse artigo no Enangrad é um reconhecimento importante”, afirma Isabela.

Outros dois artigos que estarão no Encontro foram resultados de Trabalhos de Graduação (TGs) no primeiro semestre de 2020, o TG é apresentado para a conclusão de curso na ESEG. Letícia Silva pesquisou sobre a liderança e Lariane Santos sobre inteligência emocional.

Intitulado “O papel do líder na preparação da equipe para o processo de fusão: um estudo de caso em uma empresa de engenharia”, Letícia contou com a orientação dos professores Fernando Jardim e Carlos Cerqueira. “A ideia do tema surgiu em decorrência da fusão que a empresa em que trabalho estava passando e a evidência que o assunto ficou entre todos os colaboradores envolvidos. Era nítido que todos estavam esperando algo de seus líderes. Por isso, a ideia de estudar qual o papel do líder nessa situação, pela ótica dos colaboradores” relata.

Lariane Santos contou com a orientação dos professores Marcos Dornelles e Carlos Cerqueira para o estudo da “Relação entre a inteligência emocional e os diversos comportamentos negociais”. “A escolha do tema aconteceu durante uma das aulas do professor Dornelles, onde foi citado a inteligência emocional. Tive interesse em estudar e me aprofundar mais, para o TG direcionei ao comportamento”.

O 31º ENANGRAD terá como temática as “Novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs): Inovação, Tecnologia e Mercado”. O Encontro tem como objetivo unir estudantes, professores, pesquisadores e gestores dos cursos de Administração. Além disso, premiará os melhores artigos. Os trabalhos serão publicados em periódicos acadêmicos com Qualis. Nessa edição, a programação terá mais de 100 horas entre discussão dos textos, palestras, painéis, oficinas, minicursos, hackathon, entre outras atividades.

“Da visão acadêmica, encarei a participação como uma oportunidade de contribuir com um tema atual e de bastante relevância, ter a oportunidade de me destacar com um artigo publicado é algo bastante significativo. Já profissionalmente, vejo como um diferencial atrativo para o mercado de trabalho já que a preocupação com pessoas é algo imprescindível para o sucesso das equipes e das empresas. O interesse pelo tema pode ser visto como parte das soft skills tão valorizadas atualmente”, finaliza Letícia.