Com inscrições abertas em 28/02, programa oferece bolsas de estudo para estudantes de baixa renda
A partir do primeiro semestre de 2023, a ESEG - Faculdade do Grupo Etapa passa a oferecer, como parte de seu processo seletivo, o Prouni. Com vagas válidas para os cinco cursos de graduação da Faculdade, as inscrições têm início marcado para terça-feira, dia 28 de fevereiro.
Criado em 2004 pelo Ministério da Educação, o Programa Universidade Para Todos (Prouni) é uma iniciativa do Governo Federal que promove o acesso de estudantes de baixa renda ao ensino superior. Para isso, o programa oferta bolsas de estudo, integrais e parciais (de 50%), em instituições de ensino privadas para alunos que estão em busca do primeiro diploma superior.
A escolha dos beneficiários é realizada por meio da nota dos candidatos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). É levada em consideração a média mínima de 450 pontos obtidos em pelo menos uma das duas últimas edições do Enem.
Para participar, o candidato deve, antes de tudo, comprovar renda bruta mensal familiar de 1,5 salários mínimos por pessoa (para bolsa integral) ou de 3 salários mínimos por pessoa (para bolsa parcial). Após isso, podem participar apenas:
- Estudantes sem diploma de ensino superior;
- Estudantes que tenham realizado ao menos as duas últimas edições do Enem e tenham obtido média de 450 pontos sem ter zerado a redação;
- Estudantes que tenham cursado o ensino médio inteiramente na rede pública ou em regime parcial/integral na rede particular na condição de bolsista;
- Pessoas com deficiência, na forma prevista na legislação;
- Professores da rede pública de ensino. Neste caso, não há a necessidade de comprovação de renda.
As inscrições vão até dia 3 de março e deverão ser realizadas na página oficial do Prouni.
Para saber mais sobre o processo, confira aqui a página da ESEG sobre o Prouni.