Com a proposta de auxiliar os estudantes a concretizarem o sonho de realizar um intercâmbio no exterior, a ESEG - Faculdade do Grupo Etapa, por meio do ESEG Internacional, abre as inscrições para o Programa de Mobilidade Internacional (PMI-ESEG).

A iniciativa permite aos estudantes fazerem um intercâmbio de um semestre em uma das faculdades parceiras da ESEG na Europa e na América Latina.

As inscrições iniciam em 26 de agosto e seguem até 1º de outubro para realização do intercâmbio no primeiro semestre de 2025.

Participe de tira-dúvidas do PMI - ESEG

Para esclarecer todas as questões sobre o PMI-ESEG, no dia 26 de agosto, às 18h, haverá uma palestra com Vanessa Martins, gerente do ESEG International, Alan de Sousa, aluno que acabou de retornar de seu intercâmbio na Universidade de Coimbra (Portugal), e representantes da Audencia Business School, da França. O evento será na Sala Eta (2º andar).

Para participar da palestra, basta se inscrever neste link.

O que é o Programa de Mobilidade Internacional da ESEG?

Com o propósito de ampliar a formação global dos estudantes e suas oportunidades de internacionalização, a ESEG oferece como opção a graduação-sanduíche. Desta maneira, os alunos interessados em fazer um intercâmbio têm a possibilidade de cursar um semestre de seu curso no exterior sem custos acadêmicos adicionais, ou seja, pagando a mesma mensalidade de seu curso na Faculdade do Grupo Etapa.

Após escolha da instituição parceira desejada, o programa de estudo é montado com apoio da área acadêmica, possibilitando assim ao estudante cursar disciplinas com equivalência na ESEG. Assim, ao finalizar seu estudo no exterior, o aluno pode retomar normalmente sua graduação na Faculdade aqui no Brasil.

Conheça os países disponíveis e instituições parceiras:

Bélgica:

• PXL University College

França:

• Institut Catholique d'Arts et Métiers (ICAM)
  • Audencia Business School

Portugal:

• Instituto Politécnico de Leiria
  • Instituto Politécnico de Castelo Branco

Universidade de Coimbra

• Instituto Politécnico da Guarda

Chile:

• Universidad Católica del Norte

Colômbia:

• Universidad de la Area Andina

Quem pode fazer o intercâmbio?

As vagas do Programa de Mobilidade Internacional são voltadas para os estudantes que estejam acima do 4º semestre e que queiram estudar fora entre janeiro e junho de 2025. As experiências disponíveis são para pesquisas nas áreas de Engenharia, Gestão e Direito. Saiba mais aqui.

Como fazer a inscrição para o intercâmbio?

Para se inscrever para o PMI-ESEG, é necessário preencher o formulário específico de inscrição, entregar documentação no ESEG International e ser aprovado tanto pela ESEG quanto pela universidade escolhida.

Confira a documentação necessária:

• Carta de apresentação do candidato interessado;
  • Carta de referência de professores ou autoridade na sua área de trabalho;
  • Histórico escolar não oficial retirado do próprio sistema acadêmico da ESEG;
  • Formulário de inscrição preenchido (acesse aqui).

A documentação deve ser entregue no ESEG International, de segunda a quinta-feira, das 10h às 19h30, ou na sexta-feira, das 10h às 18h.

O período de seleção dos estudantes e nomeação às instituições estrangeiras será de 02 a 27 de outubro.

Caso existam dúvidas sobre a candidatura, os estudantes podem agendar um horário de atendimento com a professora Vanessa Martins, responsável pelo ESEG International, pelo e-mail internacional@eseg.edu.br.

PALESTRA TIRA-DÚVIDAS PMI - ESEG

Dia: 26 de agosto

Local: Sala Eta (2º andar).

Inscrição: Clique aqui.