Quatro egressos da ESEG – Faculdade do Grupo Etapa tiveram a oportunidade de apresentar seus artigos científicos, elaborados com base em seus trabalhos de conclusão de curso, na 34ª edição do Encontro Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ENANGRAD), considerado um dos maiores eventos de graduação da área na América Latina.
O evento aconteceu entre os dias 03 e 05 de novembro e contou com sessões científicas presenciais e on-line, trazendo a melhor experiência aos participantes.
Incentivados pelos docentes, os egressos inscreveram os seguintes trabalhos:
Henrique Fonseca (orientado pela Profa. Melissa Schleich): “Estudo da aplicação do modelo de insolvência de Kanitz em empresas do setor de construção civil residencial”.
Gabrielly Mendonça (orientada pelo Prof. Tobias Coutinho): “Atuação da área de Recursos Humanos e a manutenção do home office após a pandemia de COVID-19”.
Leonardo Justino (orientado pelo Prof. Filippe Delarissa Barros): “Os desafios de implementação de um projeto de gamificação”.
Pedro Henrique Ribeiro (orientado pelo Prof. Filippe Delarissa Barros): “Utilização de people analytics na gestão estratégica de Recursos Humanos: uma revisão sistemática das métricas adotadas”.
O trabalho de Henrique foi premiado como melhor artigo na área de Finanças. Para o estudante, participar da iniciativa foi uma grande realização pessoal e profissional, principalmente ao ser reconhecido com a premiação. “Gosto de dizer que a ESEG traz muitos desafios durante o curso, mas também disponibiliza toda estrutura e suporte para que o aluno possa vencê-los da melhor forma possível, sem dúvidas. Sem o apoio de meus professores e da ESEG, todo processo seria muito mais difícil”, reforçou.
Leonardo também foi um dos estudantes participantes e ficou extasiado com a apresentação de seu primeiro artigo em um dos maiores congressos de Administração da América Latina. “Durante o evento pude compartilhar e discutir sobre o processo de implementação de gamificação e seus desafios. Por meio dessas discussões, obtive alguns insights sobre os caminhos para continuar e aprimorar minha pesquisa”, contou.
Para o estudante, a ESEG foi fundamental em seu desenvolvimento acadêmico e profissional, sendo possível colocar em prática os conhecimentos obtidos durante a graduação na rotina diária de trabalho como especialista de marketing em uma multinacional do ramo de biotecnologia farmacêutica. “Sou grato aos professores Filippe Barros e Tobias Coutinho, pois foram fundamentais no processo de desenvolvimento do artigo. Agradeço também ao coordenador José Guilherme, que nos apoiou com a inscrição do evento e esteve à disposição a todo momento durante essa jornada", destacou Leonardo.
Parabéns aos estudantes e aos docentes envolvidos nessa iniciativa.