Reutilização de materiais poliméricos com base em Sigma como processo de melhoria de desempenho foi tema do trabalho apresentado no ENEGEP
A participação da ESEG no Encontro Nacional de Engenharia de Produção (ENEGEP) deste ano se deu por meio da apresentação do trabalho de egressos e com a atuação da professora doutora Silvia Boarin, coordenadora-geral do cursos de Pós-graduação da Faculdade, como vice-coordenadora da sala de Engenharia de Qualidade. Realizado entre os dias 18 e 21 de outubro, o maior evento nacional de Engenharia de Produção já contou com 41 edições e é organizado pela Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO).
Na edição deste ano, o ENEGEP teve como tema as contribuições da Engenharia de Produção para a Gestão de Operações Energéticas Sustentáveis. O trabalho apresentado pelos egressos Leonardo Kenzo Ishizawa e Lucas Bortoletto Chiste e pelas professoras doutoras Leila Canegusuco e Silvia Boarin foi o “Estudo de Caso sobre a Reutilização de Materiais Poliméricos com Indicadores de Capacidade Sigma de Processos e Melhoria de Desempenho”. Além dessa participação, o artigo também será publicado no periódico international Journal of Business and Economics, dos Estados Unidos.
“A gestão de estoques é responsável por uma porcentagem significativa do capital da empresa e está diretamente relacionada à eficiência de uma fábrica. Por isso, necessita de controle e planejamento adequado. O objetivo do artigo é mostrar a eficiência da metodologia Seis Sigma no processo de reciclagem, com indicadores de desempenho relacionados à gestão de estoque”, explica a doutora Leila Canegusuco, professora da ESEG - Faculdade do Grupo Etapa. “Os principais conceitos abordados foram os princípios do Seis Sigma, a capacidade sigma, metodologia DMAIC e capacidade de armazenamento. A empresa não possuía um sistema de gestão de estoque para materiais recicláveis e, após o estudo, passou a utilizar tais materiais e acompanhar o desenvolvimento do método”.
A participação em eventos, congressos e submissão de artigos em periódicos nacionais e internacionais é amplamente incentivada pela ESEG. Por meio dos Núcleos de Pesquisa, iniciação científica e Trabalho de Graduação (TG), alunos e egressos da Faculdade possuem a oportunidade de se destacar no mercado de trabalho e acadêmico.