O evento contou com mais de 700 inscrições e Guilherme apresentou sobre a aplicação da metodologia k-means

A XIII edição do Congresso de Administração, Sociedade e Inovação (CASI) ocorreu nos dias 20 e 21 de maio de forma on-line e obteve 787 inscrições de trabalhos, dos quais apenas 64% foram aprovados. Entre as pesquisas apresentadas estava a de Nathália Xavier Ochoa e Guilherme Mascena da Silva, egressos de Engenharia de Produção da ESEG - Faculdade do Grupo Etapa. Os orientadores dos trabalhos foram a professora doutora Leila Canegusuco, o professor doutor Carlos Cerqueira e o professor doutor Thales Sakamoto.

Com participação sob a área temática Administração de Operações Produtivas e Serviços (AOP), o trabalho de Nathália foi intitulado como “Melhoria de processos: análise em processos administrativos de um escritório de engenharia” e teve como objetivo “apresentar propostas por meio da aplicação de elementos dos métodos do Lean Office e do Seis Sigma para otimizar processos internos”, afirmou a professora Leila, orientadora do trabalho.

“Foi concluído que muitos procedimentos em diversas áreas da empresa deixaram de ser seguidos, ao longo do tempo, devido ao aumento da informalidade ou pela falta de treinamento dos colaboradores. Foram sugeridas reformulações nos fluxos operacionais para melhorar o desempenho dos processos”, explica a professora. “A aplicação de conceitos e métodos de melhoria da qualidade contribuiu para mostrar como a aplicação dos mesmos, feita de modo cuidadoso e criterioso, pode trazer benefícios também para processos da área administrativa, não se limitando, portanto, às áreas industriais”.

“Utilizando os conceitos aprendidos no curso de Engenharia de Produção, a aluna mapeou e reorganizou dois processos que apresentavam problemas como lentidão e elevado número de falhas, contribuindo para a melhoria geral dos fluxos de trabalho”, compartilhou o doutor Carlos Cerqueira, coordenador de Trabalhos de Graduação (TGs) da ESEG.

Guilherme foi aprovado na mesma área com a pesquisa “Aplicação da metodologia k-means para segmentação de clientes em uma empresa de e-commerce de produtos para animais de estimação”. O trabalho foi orientado pelos professores doutores Carlos Cerqueira e Thales Sakamoto e foi indicado como um dos três melhores trabalhos da temática.

“Tivemos como principal objetivo o uso de ferramentas estatísticas e data mining para, a partir de banco de dados, entender melhor quais os principais perfis de clientes em função das compras realizadas anteriormente”, afirmou o professor Cerqueira. “Dessa forma,criou-se estratégias de comunicação mais assertivas em função dos perfis identificados”.

“Esse trabalho teve como grande mérito mostrar como a partir de um banco de dados é possível fundamentar a ação estratégica da empresa estudada em relação a seus clientes, por meio dos dados que leva a informações e, por fim, conhecimento”, completa o professor.

O Congresso teve início em 2007 para oferta de cursos, palestras e pesquisa de extensão com alunos e professores de Administração da Universidade Federal Fluminense (UFF), em Volta Redonda. Dois anos depois, foi aberto para pesquisadores externos. Em 2011, o CASI teve expansão para todo o Brasil.

Na edição deste ano, o Congresso contou com estudiosos nacionais e internacionais, além de palestras, debates, oficinas e painéis. Ao todo, foram 14 áreas temáticas. Para a temática de Comportamento Humano nas Organizações (CHO), uma das coordenadoras foi a doutora Aline Barbosa, professora da ESEG.

A Instituição incentiva a participação de alunos, egressos e professores em eventos e periódicos relevantes de cada área de seus cursos. “Isso leva o aluno tanto a se aprofundar em determinada área de conhecimento como fundamentar suas considerações usando um caminho metodológico claro e replicável em inúmeras outras situações. A participação em congressos é parte integrante dessa formação, pois mostra ao aluno que o seu esforço rende frutos e que o estudo não é um processo com ponto final, mas se processa de modo contínuo”, afirma o professor.

“Em termos de contribuição para a sociedade, temos o uso de ferramentas que nasceram em ambientes fabris, visando a otimização do processo produtivo para outras áreas, como a administração, mostrando sua abrangência e aplicabilidade. Para a aluna, ela aplicou os conhecimentos da sua formação no seu próprio ambiente de trabalho, o que resultou no Trabalho de Graduação que levou à publicação, de modo que ela pode vivenciar no seu cotidiano profissional a estreita relação entre teoria e prática”, completa.